quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Orientação para toda a vida do aluno

Os alunos que passarem o dia inteiro na Escola terão na grade curricular disciplinas de empreendedorismo, artes, informática e esportes. A diretora de Educação básica, Gilda Marcondes Penha, esclarece que não se trata de ter aulas tradicionais no turno e as outras, no contraturno. O currículo será mesclado.– Quando falamos em ensino médio integral é para o aluno se preparar para a vida – explica.
Os estudantes poderão escolher uma modalidade de esporte e uma de cultura. Nas aulas de informática, a ideia é que eles aprendam a dominar programas e ferramentas. As aulas de inglês terão foco na conversação. Uma empresa será contratada para aplicar a metodologia.
Para preparar os profissionais, a secretaria ofereceu cursos de capacitação. Na primeira semana do mês, os 230 gerentes regionais e a equipe pedagógica deles estiveram reunidos em Treze Tílias, para preparem e organizarem o início do ano letivo. Os 1,6 mil professores das Escolas que receberão o ensino médio integral e inovador ficarão em curso até amanhã, quando as aulas retornam.
– Elegemos o ano de 2012, como o ano de capacitação dos professores – ressalta Gilda.

Experiência que pode ser positiva
Passar oito horas na Escola pode ser uma experiência positiva para os jovens, desde que o currículo seja atraente e bem equilibrado. É o que defendem especialistas em Educação.
A psicóloga, Tahiana Brittes, é a favor do modelo, mas observa que ele precisa ter um bom planejamento, com professores preparados e boa infraestrutura. – A gente está vivendo um momento em que o jovem precisa de muitos estímulos – observa.
Ela acrescenta que o adolescente pode não estar pronto para a mudança. Por isso, a adaptação precisa ser feita de maneira lenta. – É uma mudança de rotina e afetiva. O jovem vai precisar de tempo para se acostumar – conclui.
A psicóloga Karina Filomeno acredita que é preciso ter um modelo planejado. Para o currículo ser atrativo, ela afirma que as disciplinas devem envolver atividades lúdicas.
Fonte: Diário Catarinense (SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário