terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Incentivo para cursar Pós em Educação

O governo federal pretende lançar um programa que pode incentivar professores e melhorar a qualidade do ensino público do país. Se tudo sair como o planejado pelo Ministério da Educação (MEC), cursos de pós-graduação, mestrados e doutorados em Educação, mesmo em instituições privadas, serão financiados.

O anúncio foi feito pelo ministro Fernando Haddad, mas ainda não se sabe como funcionará na prática. As primeiras informações indicam que o programa deve funcionar no mesmo mecanismo do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), cujo período de carência para que os alunos comecem a pagar é de 18 meses após a conclusão do curso.

No atual programa destinado à graduação na área da Educação, cada mês trabalhado na rede pública abate 1% da dívida com o governo. Assim, quando completados oito anos de trabalho, em média, a dívida será quitada, caso o beneficiado tenha trabalhado em escola pública desde a sua formatura.


Programa seria semelhante ao Fies

Conforme a assessoria de imprensa do MEC, uma das ideias é construir um programa nos mesmos moldes do Fies, só que direcionado a pós-graduação, mestrado e doutorado.

A iniciativa foi bem recebida pelos educadores. O professor Fernando Seffner, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é um que a aplaude.

– A iniciativa é muito bem-vinda. As prefeituras e os Estados oferecem poucas oportunidades de Educação continuada para os professores. Hoje, isso não vai além de alguma palestrinha no início do ano, o que é muito pouco. Os professores precisam ter essa possibilidade – diz o docente.

Na opinião de Seffner, mesmo que as oportunidades não sejam disponibilizadas para todos os professores, dois ou três nas escolas “contaminam” os demais, e os alunos percebem o aumento na qualidade.

Zero Hora (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário