terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Mercado para professores de idiomas não para de crescer

Professores de idiomas, especialmente de inglês, estão em alta no mercado. Isso se deve a dois fatores principais: à proximidade com grandes eventos esportivos, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, e ao aquecimento da economia brasileira.

Em cidades que vão sediar jogos em 2014, apenas o curso de inglês CNA, por exemplo, registrou um aumento médio de 40% nas matrículas, o que reflete- se diretamente na necessidade de contratação de profissionais que ensinem línguas.

- Até 2016, devemos abrir 600 novas unidades em todo o Brasil, o que deve gerar seis mil novas vagas de professores de inglês e espanhol - diz Eduardo Murin, diretor de operações do CNA. 

Brasileiros investem mais em cursos de idiomas 

Segundo o Ipsos, apenas 3% da população brasileira declara estudar outro idioma atualmente, enquanto 67% das dez principais empresas do país informam que têm dificuldades em contratar novos funcionários, diante da baixa qualificação profissional, o que inclui a falta de domínio de um idioma estrangeiro.

- Mas a dinâmica do mercado de trabalho está mudando, e isso tem feito com que muitas pessoas invistam em cursos de idiomas, também em função do crescimento da classe média brasileira. Isso faz com que a demanda por professores aumente - diz Murin. E, como em outros segmentos, o mercado sente falta de mão de obra qualificada.

 - Com a crescente demanda, há uma dificuldade maior de preencher todas as vagas com profissionais bem qualificados. Por conta disso, é importante investir amplamente em treinamento para garantir que todos os profissionais estejam qualificados e mantenham-se atualizados - ressalta Elisa Borges, superintendente acadêmica do Ibeu. 

Escolas de idiomas e colégios públicos ou privados são, tradicionalmente, o maior mercado de trabalho para os professores. Mas, diante de um cenário de valorização da língua estrangeira, começam a surgir novas áreas de atuação. 

- O mercado está se expandindo cada vez mais e, além de poder atuar em empresas, há novas oportunidades na área de ensino a distância, por exemplo, que está crescendo bastante - acrescenta Elisa. 

A remuneração para quem trabalha dando aulas de idiomas pode variar bastante: de R$18 a R$50 a hora/aula, dependendo da instituição. No caso da aula particular, esses valores são maiores. 

Experiência internacional valoriza o professor 

O inglês é a língua mais requisitada, mas professores de espanhol e mandarim também têm visto as oportunidades de emprego aumentarem. Para quem pretende atuar no mercado, as características mais valorizadas, além do domínio do idioma e a posse de certificados exigidos para o exercício da profissão, são a didática, a paciência e o carisma. 

- Já ter participado de programas de intercâmbio também faz diferença para um professorde línguas. Além da prática do idioma, ele pode acrescentar a bagagem cultural adquirida durante a viagem em suas aulas - pondera Eduardo Murin, do CNA. 

- Hoje, também é importante saber utilizar os recursos tecnológicos, cada vez mais incorporados às salas de aula - conclui Elisa.

O Globo (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário