domingo, 5 de agosto de 2012

Mostrando a Língua - 56

Caríssimos,
Temos uma excelente sugestão de dica da diqueira Maria Angela, mas recebi de nosso diqueiro Frank Pavan, advogado, professor e capixaba de 'boa cepa' como se dizia no tempo de 'guaraná com rolha', uma proposta para a dica da semana que tem muito a ver com o momento olímpico a que estamos assistindo:
Vejam:
Segue uma sugestão para suas dicas.. A pronúncia da expressão "recorde". Grande parte dos jornalistas estão pronunciando recóóóórde. Acho legal você mandar essa dica na onda olímpica hehehe. Beijos. Saudades.
Pois, meus diqueiros e Frank, pasmem! Os jornalistas estão... Corretos! A pronúncia é esta mesmo. Os que pronunciam 'récord' , com a tônica no 'e' na verdade, equivocam-se ao usar uma plavra em inglês (chamamos isso de anglicismo) quando se tem, em português, a equivalente 'recorde', paroxítona, com sílaba forte no 'o'.
Justifico minha alegria espantada: é muito raro que os editores  consintam no uso em português. Há, é claro, uma 'macaquice' na decisão de copiar o que 'vem de fora' (conheço um rapaz que fala 'veio do estrangeiro'. Quem pode?). Mas é louvável que este jornalista (de que emissora será?) Use a forma portuguesa. Que alegria!
Mas...nem tudo são flores, né, gente?
Os jornalistas (todos que eu ouvi) insistem, em usar a palavra olimpíadas para se referir ao evento. E o que está errado? O plural! Se é apenas uma olimpíada, que megalomania é essa? O correto é, então, olimpíada, ok? Aliás, nossas dicas tiveram início na olimpíada passada, por conta do erro que, pelo visto, emplacou!
Abraços fraternos da
Edinalda

Nenhum comentário:

Postar um comentário