Foi-se o tempo em que para dar uma aula o Professor utilizava apenas giz e um quadro-negro. A tecnologia tomou a sala de aula levando até o Aluno lousas digitais, conteúdos multimídias e até mesmo robôs. Motores, sensores e lâmpadas já fazem parte da rotina de estudantes do Ensino médio, que têm a disciplina de robótica na grade curricular como forma de tornar o aprendizado das disciplinas de física e de matemática mais lúdico e moderno. De acordo com pesquisa do Korea Institute of Science and Technology, 38% das crianças entrevistadas consideram que é possível aprender com os robôs, o que revela todo o potencial que pode ser explorado nessa nova forma de Ensino. Diante dos processos de transformações do mundo, encontrar uma forma de unir o Ensino à tecnologia tem sido um desafio para as Escolas. Principalmente, no que diz respeito a conduzir jovens a criar soluções e utilizar as máquinas de forma crítica em benefício da sociedade. Uma alternativa para superar esse obstáculo é inserir a disciplina de robótica no currículo Escolar.
Nova tendência no setor educacional, as aulas de robótica reúnem vários recursos tecnológicos capazes de contribuir para uma aprendizagem mais interessante e um Ensino mais significativo. As ações incentivam os Alunos a utilizar a tecnologia atual para o desenvolvimento de habilidades e competências como pesquisas, resolução de problemas ou contorno de dificuldades, desenvolvendo a criatividade e o raciocínio lógico. Para garantir o sucesso desse tipo de projeto é necessário que a Escola prepare sua infraestrutura, investindo na criação de um laboratório próprio, na compra de equipamentos e material adequados e na capacitação de seu corpo Docente para lidar com essa nova disciplina. É preciso, ainda, atentar para a necessidade de destinar um espaço especial para área de testes na qual os objetos construídos vão se locomover. Nos protótipos criados pelos Alunos são inseridos componentes elétricos, que, conectados a uma interface ligada ao computador, funcionam de acordo com a programação.
Essas atividades devem ser monitoradas e orientadas por Professores de matemática e de física para que a correlação entre a prática e a teoria aconteça de forma natural e efetiva e tem como intuito tornar o processo de aprendizado mais dinâmico, prazeroso e próximo à realidade do mundo em que o Aluno vive.
Com base em experiências práticas, pode-se concluir que por meio dos recursos da robótica o Aluno passa a ser sujeito da construção do seu conhecimento, de forma ativa e atuante em todos os momentos, uma vez que essa disciplina dá oportunidade ao Aluno de “colocar a mão na massa”. O conhecimento não está pronto, mas é construído em atividades com objetivos pedagógicos e metodologias bem definidas e alinhados ao seu tempo.
Fonte: Estado de Minas (MG)
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