quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Mostrando a Língua - 58

Diqueiros do meu Brasil,
Apertem os cintos que o pessoal de Matemática está 'botando frente'! Como são estudiosos e bons 'perguntadores'. Vejam as duas 'consultas, pela ordem de recebimento e as repostas , logo depois da dúvida:

1- DE SALVADOR TAVARES:
Edinaldíssima,
Saudades! na dica de hoje quando você escreveu as abreviaturas de profª e Ltda notei que você não registrou o ponto.
Ele não é necessário? Tenho usado esses exemplos para justificar para os meus alunos a necessidade do uso de ponto nos numerais ordinais 1º., 2ª. etc.
Luto para que não coloquem um traço sob o o (nos ordinais masculinos) ou sob a vogal a (nos ordinais femininos) mas o ponto por ser abreviatura. Estou errado?
Beijos,
Salvá

Oi, salvá e meus diqueiros!
Vc está corretíssimo. Exite o ponto , sim e para ser usado. Suas representações 1º., 2ª. estão, portanto, perfeitas, tanto do ponto de vista matemático quanto do da Língua Portuguesa.
Obrigada por me lembrar e permitir que todos os diqueiros tenham acesso à nova e correta informação, sim?
Bjs da Edinaldíssima

2- DE GILMARA BARCELOS
Didi,
Há dias estou para te perguntar se é errado abreviar abraços = abs e atenciosamente = att. Pesquisando na internet encontrei que as abreviações são:
Abraços = abrs
Atenciosamente = at.te, (atte.)
É isso mesmo? As duas formas estão corretas? Ou não? 

Mais ou menos.as abreviaturas são normatizadas pela abl que define o seguinte:
Atenciosamente-at.te (como vc viu)- a outra forma atte. É uma cópia do inglês attentively (tudo a ver com att.). De qualquer forma, acho linda e elegante a forma expandida atenciosamente (parece que realmente damos atenção especial àquela pessoa, né?)
Abraços- abs - não está normatizada pela abl. Por isso, vemos tanta variedade. Tb prefiro a forma expandida- a palavra é curta! E o mais intrigante é que há pessoas que fazem um texto gigantesco no email, mas ...economizam na hora do abraço!!! Eu, hein!
Abraços expandidos pessoal, até quarta,
Edinalda

3 comentários: