domingo, 19 de agosto de 2012

Mostrando a Língua – 57

Salve, salve, queridos diqueiros!

Sei que não enviei dica na semana passada e vou tentar me redimir.

Antes da de hoje, chamo a atenção de vcs para o seguinte: nosso diqueiro Frank Pavan que enviou a dica sobre 'recorde' (lembram-se? dia 1º /08) logo depois que recebeu a dica percebeu que o que ele propôs foi exatamente o que discutimos, ou seja, ele não ouviu recorde, assim lindinho em português; ouviu 'record' em inglês e pretendia fazer a dica.

Salve, salve, queridos diqueiros!

Sei que não enviei dica na semana passada e vou tentar me redimir.

Antes da de hoje, chamo a atenção de vcs para o seguinte: nosso diqueiro FRANK PAVAN que enviou a dica sobre 'recorde' ( lembram-se? Dia 1º /08)logo depois que recebeu a dica percebeu que o que ele propôs foi exatamente o que discutimos, ou seja, ele não ouviu recorde, assim lindinho em Português; ouviu 'record' em Inglês e pretendia fazer a dica.

Para a dica de hoje, recebi de ERIVELTON, nosso diqueiro, blogueiro, excelente professor de Português e de Latim as seguintes sugestões:

 

Olá, Magistra! Tudo bem? Saudades!!!

Vou abrir o "perguntador" (rsrsrsrs):

1- A frase "João caiu feio" estaria correta conforme nossa gramática?

2- Por que "Olimpíadas" é escrita somente no plural?

3-  Qual a abreviatura correta para "apartamento"? Apto, Apart. ou Ap.?

Um grande abraço!

Eri

 

1-A frase está certa, sim! O que vc estranhou deve ter sido o papel que o adjetivo assume, pq nesse caso, funciona como advérbio. Observe que 'feio' não modifica 'João' e sim, 'caiu'. De que modo Joãp caiu? _ Feio, feiamente.

 

2- A questão de Olimpíadas foi explicada em dica anterior, ok? Trata-se de erro grosseiro ( estamos falando de APENAS uma Olimpíada!) O plural só é permitido se falarmos de , pelo menos, duas.

 

3-A abreviatura de apartamento é ap. Sei que temos visto apto. mas não se pode terminar abreviaturas com vogal, a não ser que seja indicativa do gênero, caso de Ltda, profª, drª.

Também a moçada gosta de apê e usa! Já até ouvimo Latino convidando pra festa no apê, não é? Mas não se tarta de abreviatura, apenas uma redução informal da palavra.

É isso, gente.

Grande abraço da

Edinalda

Nenhum comentário:

Postar um comentário