quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Novo Ensino Médio no País busca modelos

As mudanças curriculares no Ensino Médio, que começam a ser desenhadas pelo Ministério da Educação (MEC), não devem destoar do que já está sendo implementado no RS. Segundo a secretária-adjunta da Educação, Maria Eulalia Nascimento, o MEC ainda não tem uma proposta formatada para ser encaminhada ao Conselho Nacional do Educação e solicitou a colaboração dos estados. É o chamado "Pacto pela Valorização do Ensino Médio" que irá ajudar a consolidar esta mudança.
O governo federal, diz a secretária, definiu três pontos de partida para o debate. O primeiro é a substituição da Prova Brasil pelo Enem. Este, segundo o MEC, é feito por 1,5 milhão dos 1,8 milhão de alunos que estão concluindo o Ensino Médio e abrange todas as áreas do conhecimento. Já a Prova Brasil é restrita às áreas de Português e Matemática e, baseada em amostragem, atinge apenas 70 mil estudantes.
O segundo item é a criação de uma política para o Ensino Médio Noturno. "Precisamos de um tratamento diferenciado para alunos que estudam à noite porque trabalham durante o dia", salienta Maria Eulalia. E o terceiro e último ponto é o programa do livro didático. "Não podemos implantar projeto integrando áreas do conhecimento e encaminhar livros onde as disciplinas continuam fragmentadas", alerta.
Os itens apontados pelo ministério não impedem a principal mudança, acelerada em função do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) recentemente divulgado, e que revelou a fragilidade do Ensino Médio. "Precisamos de um novo currículo, mais flexível, menos fragmentado, tirando um pouco dessa sobrecarga de disciplinas", destaca o ministro Aloizio Mercadante. Segundo ele, o novo currículo deve ser organizado com base nas quatro áreas de conhecimento cobradas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - Matemática; Linguagens; Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
Sistema no RS
- EM Politécnico: com 200 horas a mais para seminários de integração entre as disciplinas.
- Curso Normal: para a formação de professores.
- EM Profissional integrado ao Médio: o aluno recebe também o diploma do curso técnico.
Fonte: Correio do Povo (RS)

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