domingo, 18 de setembro de 2011

Escolas católicas se mantêm no topo do ranking

O resultado do Enem de 2010 no Rio confirmou a tendência de liderança das instituições religiosas no ranking das Escolas do estado. Embora a maioria das 20 melhores sejam instituições laicas, o Colégio São Bento manteve o primeiro lugar, e as duas unidades do Colégio Santo Agostinho ficaram na terceira e quinta colocações.
Ao mesmo tempo, Escolas laicas, como Cruzeiro e PH, melhoraram o desempenho em relação a 2009 e surgem entre os melhores. 
A pedagoga Bertha do Valle, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, avalia que a disciplina religiosa das Escolas católicas influencia a formação dos alunos. 
- A disciplina religiosa influencia no perfil do aluno. Além disso, são instituições onde os professores são muito bem remunerados, e os alunos são de classe alta, em sua maioria filhos de pais com alto grau de instrução.
Esses fatores fazem com que elas estejam sempre entre as melhores - explica Bertha, frisando que, no ranking das 20 melhores, as não religiosas costumam ser tradicionais: 
- Instituições como os colégios Cruzeiro (2º colocado), Andrews (4º) e Franco-Brasileiro (7º) são laicas, mas muito tradicionais, centenárias. 
Diretor da unidade do Colégio Cruzeiro do Centro, Egon Dreyer acredita que o bom desempenho dos alunos no Enem é consequência das ações pedagógicas desenvolvidas em todos os anos de formação dos alunos: 
- Dentre os alunos que participam do Enem, 80% entraram no colégio na alfabetização.
oglobo.com.br/educacao 

Nenhum comentário:

Postar um comentário