Incentivar os jovens a estudar e mostrar as dificuldades e necessidades do mercado de trabalho são os principais objetivos do projeto "As vantagens de permanecer na Escola", da Junior Achievement.
A empresa recruta voluntários em grandes instituições e recebe inscrições de interessados, que, posteriormente, são capacitados para participar de dinâmicas e oficinas com estudantes de Escolas da rede estadual de ensino.
- Os voluntários se cadastram e participam da aplicação das tarefas contando as suas próprias histórias, para mostrar aos jovens como é o mercado de trabalho e incentivar a permanência na Escola - explica a diretora-executiva da Junior Achievement no Rio, Laura Mariani.
As visitas estão previstas para começar ainda este mês, e a meta é que cinco mil jovens de 25 instituições de ensino participem. Laura Mariani explica ainda que, durante as aulas, é utilizada uma linguagem comum e de fácil assimilação pelos jovens.
- Os alunos desenvolvem uma metodologia que integra conceitos de empregabilidade, Educação e qualificação por meio de cinco momentos, que incluem um jogo de tabuleiro, análise de gráficos, elaboração de um orçamento, planejamento de carreira e debate. São métodos práticos, e os estudantes passam a entender que a capacitação é fundamental para o mercado de trabalho - afirma Laura.
Ao final do encontro, os alunos realizam um trabalho em grupo para levantar argumentos e debater a evasão Escolar.
REQUISITOS: O voluntário deve se relacionar bem com jovens de 15 a18 anos, ter conhecimento ou prática de recursos humanos, administração e afins, curso superior ou estar matriculado pelo menos no 5º período.
PARTICIPAÇÃO: As atividades abrangem dois dias (até oito horas no total). Um de capacitação e outro de aplicação em sala de aula.
INSCRIÇÕES: Podem ser feitas pelo site no link "As vantagens de permanecer na Escola".
PROGRAMA: Dividido em cinco etapas: o jogo das grandes decisões; êxito pessoal; por que permanecer na Escola; elaborando um orçamento e projetando-se para o futuro. São atividades práticas, que despertam a reflexão sobre a importância da Educação.
O Globo (RJ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário