segunda-feira, 12 de setembro de 2011

RJ: escolas chegam a topo de ranking com xadrez e passeios

Criança que permanece mais tempo na escola aprende mais. A lição levou dois colégios ao topo do ranking do ensino público fluminense. A educação em tempo integral - oito horas de estudo - faz parte da rotina dos Cieps Governador Leonel de Moura Brizola, em Niterói, e Professor Djair Cabral Malheiros, em São Gonçalo.
Os dois garantiram, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar do 5º ano do Ensino Fundamental no 2º Saerjinho, à frente de 1.253 unidades.
Outros seis Cieps ficaram entre as 20 melhores escolas. A avaliação foi aplicada, em junho, a 360 mil alunos pela Secretaria Estadual de Educação e mediu o aprendizado em Português e Matemática.
No Ciep Governador Leonel de Moura Brizola, as aulas são dinâmicas. As oficinas de xadrez ajudam a desenvolver o raciocínio na Matemática. Para melhorar em Português, visitas a pontos turísticos, como o centro histórico do Rio e o Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói.
"Quando eles retornam têm que escrever sobre o que viram. A produção de texto ajuda até a compreender melhor questões de matemática", ensina a diretora Maria Celeste Paiva.
Maria da Conceição Velasco, diretora do Ciep Prof. Djair Cabral Malheiros, atribui o resultado ao trabalho de equipe: "Trabalhamos com um programa de metas e todos se esforçam para cumpri-las".

São Gonçalo é destaque 
Uma das cidades mais pobres e violentas do Rio, São Gonçalo concentra 5 das 20 melhores escolas do Estado. São elas: Ciep Prof. Djair Cabral Malheiros; E.E. Cônego Goulart; Ciep Vital Brazil; Ciep Mora Guimarães; e E. E. Albertina Campos.
Duas estão em Niterói e outras 12 no interior, em Campos, Mendes, Carmo, Itaocara, Barra do Piraí, Trajano de Moraes, Cambuci, Sumidouro, Cachoeiras de Macacu e Conceição de Macabu e uma na capital (C. E. Candeia). O próximo teste será dia 21. O secretário de Educação, Wilson Risolia, pede às famílias que incentivem a participação de alunos.
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário