quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Prova diz que Português é mais fácil que Matemática para alunos no RJ

A Secretaria de Educação do Rio de Janeiro divulgou nesta segunda-feira (5) o resultado do 2º Saerjinho, uma avaliação bimestral aplicada em 360 mil alunos matriculados em 1.255 das 1.457 escolas da rede. Pela segunda vez, a maioria dos estudantes apresentou desempenho melhor em língua portuguesa que em matemática.
De acordo com a Secretaria de Educação, o melhor aproveitamento das aulas de português corrobora o resultado da Prova ABC, aplicada em alunos do 3º ano do Fundamental.  Em todas as regiões do Brasil, o resultado das provas de escrita foi mais satisfatório que nas questões envolvendo matemática.
Participaram da prova, realizada em 29 de junho, os alunos da rede pública estadual do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, e dos três anos do Ensino Médio.
O Saerjinho, segundo a secretaria, é uma prova diagnóstica e, portanto, não é avaliada em notas, mas em percentual de acerto. A maioria das escolas se manteve entre 33% e 66% de acertos, afirmou o órgão. A escola que lidera o ranking teve média de 86% de acertos.
Em português, 34% das escolas avaliadas apresentaram evolução em relação à posição do ranking em que se encontravam no primeiro bimestre, enquanto 35% instituições tiveram resultado igual. Isso quer dizer que 31%, ou quase um terço do total, acabou decaindo no ranking.
Já na área de matemática, 33% escolas melhoraram o desempenho e 40% colégios repetiram o desempenho da prova do primeiro bimestre, que foi aplicada em 13 de abril. No ranking, 27% das instituições apresentaram uma piora no resultado comparativo com as demais escolas da rede.

Adaptação
De acordo com o governo do Rio, os alunos mais novos se saíram melhor que seus colegas de séries mais avançadas. Em nota, a Secretaria de Educação afirmou que “existe uma piora na passagem do 5º ano para o 9º ano e outra na passagem do 9º ano para a 1ª série do Ensino Médio”.
A justificativa para o baixo rendimento dos adolescentes, segundo a Secretaria de Educação, se deve à migração dos alunos do Ensino Fundamental das redes municipais do Estado para o sistema estadual. Como os municípios não oferecerem Ensino Médio, os estudantes precisam se adaptar ao novo método pedagógico. Muitos acabam repetindo.
O bom resultado apresentado pelos alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio, segundo o órgão, também é, em parte, decorrente dessa adaptação, já que apenas são aprovados os alunos que retêm o conhecimento.
As provas, feitas nos moldes das avaliações de final de ano, também podem ser usadas pelos professores para compor a média dos estudantes.
A próxima edição do Saerjinho acontece no dia 21 de setembro.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário