A mudança de comportamento das gerações exige muito mais que criatividade. Conhecidos por Geração Y, jovens que nasceram a partir da década de 1980 até 2000 desafiam os professores a mudar o comportamento em sala de aula.
A especialista em Geração Y Eline Kullock, explica que a forma de aprendizado mudou. As crianças e adolescentes preferem aprender por tentativa e erro:
– Ao comprar um aparelho eletrônico, a minha geração procura ler o manual antes de usá-lo. Esta de hoje não lê. Isso porque ela quer tentar na prática, pelo erro e acerto, e saber como o equipamento funciona. O modelo mental mudou, e o professor precisa entender isso.
A especialista aponta que o uso de jogos é fundamental para o processo de aprendizagem. Ela ainda explica que o tempo de concentração mudou, que hoje é menor do que antigamente, e que por isso o conteúdo não pode se tornar chato:
– O professor não deve ter medo da tecnologia. Ele pode fazer um vídeo de uma aula e colocar no Youtube ou escrever uma história no Twitter.
A coordenadora do Programa de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Maria de Salete Silva, destaca que as crianças de hoje já sabem mexer no celular aos três, quatro anos. Por isso, aponta a necessidade de acompanhar essa evolução para o ensino no futuro.
– O modelo tradicional já não é mais suportado. É preciso haver mudança e ela começa pelo professor – alerta.
Jornal de Santa Catarina (SC)
Nenhum comentário:
Postar um comentário