segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Músicas ajudam no aprendizado de história, diz pesquisa

Uma pesquisa da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo) mostra que a música ajuda no ensino de história. A tese de doutorado A música e a construção do conhecimento histórico em aula, feita por Milton Joeri Fernandes Duarte sob orientação de Katia Maria Abud Lopes, diz que a música forma um referencial de memória para os alunos, facilitando o aprendizado. As informações são da Agência USP.
Formado em história pela USP e professor desde 1987, Duarte conta que sempre usou música em suas aulas. Foi a partir da sua experiência em classe que ele resolveu estudar até que ponto a linguagem musical auxilia no ensino da história e como professores e alunos que não possuem conhecimentos musicais conseguem trabalhar com isso.
Para responder a isso, o pesquisador acompanhou durante o ano de 2007 as aulas de uma professora de história para alunos da quinta série da rede municipal de São Paulo. No ano seguinte, ele selecionou oito dos estudantes, sendo quatro meninos e quatro meninas.
Duarte os entrevistou para saber os seus gostos musicais e, principalmente, qual era a relação que eles faziam entre o conteúdo e as músicas apresentadas pela professora. Em entrevista à Agência USP, o pesquisador explicou a metodologia e falou sobre o resultado.
- Nas entrevistas fiz o procedimento contrário ao que era feito na sala de aula. Apresentava pequenos textos que falavam sobre os conteúdos ensinados pela professora e perguntava o que aquilo os lembrava. Todos os alunos referiram-se às músicas ouvidas nas aulas e, de certa forma, isso os ajudava a lembrar partes do conteúdo.
A partir dos estudos teóricos, da análise de campo e das entrevistas, Duarte chegou ao conceito de consciência musical. 
- A música forma um referencial de memória. Por isso existem as músicas que marcam a vida de uma pessoa.
Esse conceito é ligado à consciência histórica, que é a forma como a pessoa se posiciona perante a sociedade e os fatos históricos, dependendo da experiência de vida e das situações sociais e econômicas que ela vive.
O autor do trabalho afirma que, apesar de efetiva, a música é pouco usada em sala de aula.
- Muitos professores têm medo de os alunos não receberem bem as músicas, acharem que são velhas etc. Mas é preciso contextualizá-las com os alunos, criar empatia para elas serem bem utilizadas.
Ele diz ainda que quem usa canções em aula se torna um marco na vida dos alunos.
- Eu encontro ex-alunos na rua que me cumprimentam e se lembram de determinada música que foi passada em sala de aula.
O pesquisador retoma uma ideia de Arthur Schopenhauer, filósofo alemão do século 19, que diz que a música é o máximo da expressão artística, é a arte que mais se aproxima da realidade por ter maior carga emocional que as outras.
- As pessoas são tocadas emocionalmente pela música. Por isso professores e alunos que não dominam a linguagem musical conseguem trabalhá-la em sala de aula.
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário