A cultura de uma sociedade organizada pode ser avaliada através do apego e respeito às suas tradições originais, o que significa caracterizar uma linha de Educação do seu País. Nos povos do primeiro mundo, essa riqueza cultural do exercício de conservar e transmitir seus hábitos e costumes parece ser símbolo internacional, como parte do orgulho pátrio e glória de uma gente que conseguiu aprimorada Educação.
O Brasil, um dos campeões da sua cultura literária, notável no desempenho dos seus mestres, escritores e ensaístas, que não desmerecem seus patrícios de origem portuguesa, em linhas de Eça de Queirós e Junqueiro, ainda sofre o vexame de ser classificado como um dos grandes redutos de analfabetos, onde a Educação Escolar continua escandalizando as estatísticas pela má qualidade do ensino e a péssimo desrespeito ao professor, cujos honorários inutilizam seu amor pelo magistério, tão mal remunerados e desprestigiados.
Nosso famoso e territorial gigante país sul americano, vivendo apenas seus 510 anos de mudanças civilizadoras, tem se debatido como um náufrago tão próximo a praia, na tentativa de reverter grande parte de sua sociedade organizada a se envolver por um mínimo de equilíbrio no caminho de sua Educação.
Não parece existir aquele alento fiel de responsabilidade dos nossos homens públicos ante o definhado destino do nosso ensino Escolar, como uma herança maldita dos primeiros governantes. A cada mudança de governo, os titulares ministeriais parecem condicionados a se desvanecerem ou se intimidarem por antecipação e quase nada melhorarem no rumo do ensino e do amparo a uma população infantil à toa.
Parte da nossa sociedade insiste em exibir sua elegância elitista, embora sabendo de sua responsabilidade na luta pela Educação e cultura do País, a despeito dos nossos intelectuais, escritores e mestres, que tentam oferecer a parte que lhe foi confiada, como representantes desse setor fundamental ao desenvolvimento do Brasil. Até nossas tradições estão minguando à falta dessa oxigenação cultural.
Diário do Nordeste (CE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário