domingo, 14 de agosto de 2011

Corrente Literária - Dia dos Pais - 2011



Nossos agradecimentos aos poetas participantes:
. Agostinho Rodrigues
. Carolina Ramos
. Célia Lamounier de Araújo
. Diamantino Ferreira
. Heloisa Crespo 
. Hermoclydes Siqueira Franco
. Leonilda Yvonneti Spina
. Maria Inez Fontes Ricco
. Milton Souza
. Neiva de Souza Fernandes
. Olympio Coutinho
. Paulo Walbach Prestes
. Pessoa
. Raymundo Nonato de Araújo (in memoriam)
. Sérgio Luís da Silva Vargas
. Sergio Napp
. Sonia Vasconcelos
. Vanda Alves da Silva




cena 1
desafinado entoa canções
da infância na tarde dos jornais

cena 2
bêbado de domingos é levado
ao quarto pelos amigos

cena 3
na refeição junto à família
chora o amigo morto

panorâmica
o passeio pela biblioteca
entre Hardy e Lawrence
e Pitigrilli (quem lembra) e Susana Flag
a coleção amarela da Globo
e seus cento e trinta e seis
volumes de mistério e suspense

na parede a foto em preto e branco
e o azul inacreditável
dos olhos de meu pai
 Sergio Napp


Dos meus tempos de criança,
que, pelo tempo, se esvai,
guardei a lembrança boa
dos passeios com meu PAI!...

                                Hermoclydes Siqueira Franco


DESAMPARO
                                  (ao velho pai)

O abandono campereando os bichos.
No pasto, um mugir doído.
Ovos esquecidos na solidão dos ninhos.

Onde aquele carinho? O riso fácil?
O abraço terno?

Vida agora sem vida.
Aridez de inverno.

A saudade impregnou esta tarde fria.
Meu Deus! Como dói uma cadeira vazia.

Sérgio Luís da Silva Vargas

MISSÃO DE PAI

Ser pai é a grande missão
que Deus põe no coração
dos homens que têm valor.
Ser pai é dedicação,
é a total realização
da função de dar amor.

Porém eu fico apreensivo
e vejo, às vezes ao vivo,
minha apreensão confirmada:
em tudo se exige estudo,
mas para ser pai, contudo,
não se exige quase nada.

Para um dentista, doutor,
engenheiro, professor
ou qualquer profissional,
precisam muito estudar,
por muitas provas passar
até o diploma final.

Para pôr filhos no mundo,
que é destes dons mais profundos
que o bom Deus ao homem deu,
casais, que mal se conhecem,
juntam trapos... acontecem...
amanhã o filho nasceu...

E o filho fica rolando,
sem pai nem mãe, naufragando
no mar da vida, aonde vai.
Depois vira um marginal
cuja culpa principal
é nunca ter tido um pai.

Por isto, nesta homenagem,
quero, com força e coragem,
este pedido fazer:
Papais, assumam seus filhos,
eles não são empecilhos,
nunca foi culpa nascer.

A família é como um templo
e o pai tem que ser exemplo
que o filho possa seguir.
Pai também pede desculpa,
maior que um erro é a culpa
de num erro persistir.

Ser pobre não é defeito,
na vida tudo tem jeito,
o importante é ter vontade.
Quem planta amor sem cobrança
faz do filho uma esperança,
sabe ser pai de verdade.

O pai tem sempre um tempinho
para escutar, com carinho,
o que o filho quer contar.
Pai tem que dar segurança
sempre que a luz da esperança
ameaçar se apagar.

Um pai precisa ser tudo,
falar muito... ficar mudo...
brincar ou ser o brinquedo.
Educar dando valor,
mostrando, com muito amor,
o caminho desde cedo.

Parabéns papais queridos,
que seus sonhos e pedidos
possam se realizar.
Quem já for um pai completo
prossiga no rumo reto.
Quem não for... tente mudar.

Porém o mais importante
eu vou dizer neste instante,
para deixar bem gravado :
qualquer pai, durante a vida,
só terá a missão cumprida
se tiver Deus ao seu lado!!!

Milton Souza


Eu nunca temo o futuro,
se você pai, me conduz,
ao vasto porto seguro,
com o seu rastro de luz!

Vanda Alves da Silva


MEU PAI...
                 (O soneto que ele não teve tempo de ler.)      

Quando te vejo, assim, domando a vida,
com a fibra invulgar do cavaleiro
que não teme as corcovas da subida,
nos reveses e quedas, altaneiro...

cabeça branca, face já curtida
pelo tempo e inclemência do roteiro,
velho e valente, fronte sempre erguida,
que a rude estrada forja o caminheiro...

mesmo que eu queira te dizer o tudo
que na alma eu sinto, meu falar é mudo,
minha voz na garganta se retrai!

Assim... faço dos versos o ofertório...
do coração, um cálido oratório...
e neles rogo a Deus por ti, meu pai!
Carolina Ramos

Meu pai, que eu nunca esqueci,
veja em mim a sua glória;
segui seus passos, venci!
É sua a minha vitória.

Olympio Coutinho

PAPAI É MUITO LEGAL!

Sabe por quê  ele  é muito legal?...
Porque ele é gente, gente leal,
Gente que pensa, que tem certeza,
Que reconhece, na vida, a beleza!

Sabe por quê ele é muito legal?...
Porque vive suas emoções no real,
Sabe pensar, sabe ouvir, falar, cantar!
Ele é gente que sabe como encantar!

 Sabe por quê ele é muito legal?...
Porque ele é uma pessoa genial,
É gente que soluciona casos sérios,
Sem possuir as chaves dos mistérios!

Sabe por quê ele é muito legal?...
Porque ele é gente, gente especial,
É pessoa boa que busca soluções,
Pessoa que leva alegria a corações! 

Sabe por quê ele é muito legal?...
Porque ele é gente que tem um ideal!
É muito competente e amigo influente!
É gente solidária que ajuda toda gente!

Mifori

TEUS PASSOS


Teus passos pesados ficaram gravados
em nossa memória... Pisaram caminhos,
destruíram espinhos, fizeram uma história!
Com o suor do rosto colheste a vitória!

O amor ao trabalho, a tua luta constante
fizeram de ti nosso exemplo marcante!
O grande respeito que nos incutias
até pelo passo, pausado, imporias!

Já te deitavas, mal a noite surgia.
Ao romper da manhã, disposto acordavas.
Teus passos tão fortes ao longe se ouvia,
quando, no silêncio, a dormir nos deixavas.

Nos livros da vida, meu pai, aprendeste
que só por si mesmo se pode vencer!
A fé e a coragem com as quais conviveste
traçaram, pra sempre, teu modo de ser!

Depois... te cansavas numa caminhada.
Já não tinhas, de outrora, a força dos braços.
Mas, confesso, meu pai, não havia nada
melhor de se ouvir... que o rumor de teus passos!

Leonilda Yvonneti Spina


PAI 

Filhos, enquanto pequenos;
crescer, demora demais!
nem esperamos – ao menos,
a hora de sermos pais!

Diamantino Ferreira


Pai, estou aqui por sua semente,
Como quem planta o trigo para dar o pão...
E com ele, o alimento pra tanta gente;
Pai, obrigado pela vida e pelo rico chão.

Paulo Roberto Walbach Prestes

Meu pai, muito te agradeço
por tudo que me ensinaste:
não existe nenhum preço
pelo quanto tu me amaste.

Agostinho Rodrigues

PAI

Neste domingo de agosto
Os sinos bem mais, badalam
Os passarinhos se calam
Do sol nascente ao sol posto
E o sorriso no meu rosto
Descreve uma frase assim
Cheia de amor, pois, enfim,
Do meu peito um clamor sai:
Quisera eu ser um pai
Tal qual o meu é pra mim.

Pessoa

            DIA DOS PAIS

 Hoje meu domingo é triste,
a saudade dói demais,
o meu pai não mais existe
e hoje é o dia dos pais.

Meu pai foi minha vitória,
meu herói, meu ombro amigo,
e foi meus dias de glória
que sempre me deu abrigo.

Pai você está presente
sempre na minha oração;
eu tenho você na mente
e também no coração.

Quem tem o pai ao seu lado,
trate com carinho e amor...
o meu por Deus foi levado
e foi grande a minha dor.

Neiva S Fernandes

Veio a morte e te levou
deixando um vazio imenso
PAI, o seu nome ficou
em tudo aquilo que penso.

Celiazul


SER PAI É QUERER AOS FILHOS

Mais que a si mesmo e estar
Orgulhoso de seus brilhos
Pronto a lhes abençoar!

Raymundo Nonato de Araújo

PAI-AMIGO

Aqui estou neste instante
trazendo-te no poema,
lembranças que de ti guardei
ao pai amigo,
saudade marcante,
saudade que não superei.
         Reminiscência...
         Um lar... Muita paz...
         Um amigo sempre comigo,
         MEU PAI!
Infância serena,
Juventude amena,
Teu olhar compreensivo...
Nas horas de indagação,
Não eras Pai, sim, o Irmão,
Mais que irmão,
Meu amigo!
         Tempo passou, marcou.
         Na incumbência cotidiana,
         Sou Pai, Sou Mãe,
         Sou Pai e Mãe,
         Sou irmã, Sou amiga...
Seguindo teus ensinamento,
Sem ditar ordens, dou exemplos,
Sou dos filhos, mãe cativa.
Amanhã é teu dia...
Todos os dias são teus,
Pois não morreste, estás comigo...
        Nas horas de dor ou de alegria
        Ou quando surge algum perigo,
        Nada temo, Pai, tudo enfrento.
        Na certeza da tua presença,
        Jamais aceitei tua ausência,
        És sempre presente,
                    Pai Amigo!
Sônia Vasconcellos


A FORÇA DE UM PAI

Se todo pai percebesse
a força dada por Deus,
perante todos os filhos
‘se acharia’ um deus.

Ele é sempre um grande homem,
líder por natureza,
não precisando de esforço
para mostrar sua grandeza,
não importando o que seja:
velho, alegre, fechado,
austero, novo, feliz,
intransigente ou calado.

Pai tem um quê de fascínio
sobre seu filho bebê,
adolescente ou adulto,
tem magia do poder.
O perdão sempre ele tem
para voltar a reinar,
de qualquer gesto ruim,
basta um sorriso esboçar.

Se todo pai percebesse
a força que ele tem,
ensinaria a seu filho
a arte de viver bem:
mão estendida, amor,
carinho e atenção,
uma palavra amiga
cheia de compreensão,
vendo o olhar do seu filho,
vendo o que ninguém vê,
dando o braço num abraço,
fazendo a dor não doer.

Acorde, enquanto é tempo
no tempo que não se vai.
Descubra o valor que tem
e a grande força de um pai!

Heloisa Crespo
Acorde, enquanto é tempo
no tempo que não se vai.
Descubra o valor que tem
e a grande força de um pai!

Heloisa Crespo


Nenhum comentário:

Postar um comentário