terça-feira, 16 de agosto de 2011

O bom mestre de hoje fará toda a diferença amanhã

Quem não se lembra da professora dos primeiros anos da vida escolar? Seus "ótimos" e "parabéns" no caderninho enchiam você de orgulho. E se você é um sucesso profissional hoje, saiba que ela ajudou a fazer a diferença.
Prova disso, é que os alunos que tiveram bons professores aprenderam 68% mais do que os colegas instruídos por docentes medianos, segundo o estudo"Caminhos para Melhorar o Aprendizado", realizado pelo Instituto Ayrton Senna e pelo movimento Todos Pela Educação.
O empresário Felipe Pereira Gama, 32 anos, faz parte desse grupo que conseguiu sucesso e uma carreira sólida graças a seus bons professores. Para o ambiente de trabalho, ele levou a lição dos trabalhos em grupo. "Meus professores fortaleciam a união, o estudar juntos. Era um ambiente solidário. Aprendi cedo a trabalhar em equipe".
Felipe passou para o curso de Desenho Industrial na Ufes e criou um grupo de estudos com três amigos. Os trabalhos apareceram e a parceria da faculdade se tornou a sociedade em uma empresa de designer que, atualmente, possui 20 funcionários. O jovem empresário acredita que o bom professor serve de espelho para o futuro.
Para o engenheiro Danilo Pedrini, 26 anos, que passou em um concurso da Petrobras aos 24 anos, a principal função do professor, principalmente o universitário, é ajudar o aluno a desenvolver o senso crítico e o raciocínio. "Não é só aprender a matéria e pronto. Ele faz a pessoa ter mais interesse pelo curso".
A relação entre aluno e educador é uma troca positiva para os dois lados. Há 37 anos na profissão, o professor Carlos Galvão Júnior, 55 anos, tem muita história para contar e, hoje, uniu a paixão de ensinar ao lado social. "Participo do projeto Universidade para Todos e não tenho a menor dúvida de que sou realizado. Os alunos veem no professor a esperança de sucesso. O crescimento deles é o resultado do nosso trabalho".
Atitudes que fazem a escola funcionar, como cumprir o currículo e ter regularidade nas atividades, ao longo dos anos, aumentam muito o aprendizado do aluno. É o que afirma o coordenador do projeto "Caminhos", André Portela. Cada uma tem um impacto pequeno, mas juntas fazem diferença.
Laila Magesk, in: A Gazeta (ES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário