sábado, 13 de agosto de 2011

Um estímulo ao prazer da leitura

O Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) lançou ontem, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), o livro "A Leitura Literária na Escola Pública Potiguar", importante coletânea com 352 páginas, organizada pela professora Cláudia Santa Rosa, com prefácio do diretor Presidente do Instituto C&A, Paulo Castro e texto das "orelhas" assinado pela Governadora Rosalba Ciarlini.
A obra guarda artigos escritos por especialistas e escritores do RN e de vários estados brasileiros que, a partir de 2007, trabalharam nos encontros de formação do projeto, além de experiências e pesquisas realizadas por professoras de escolas que integram a Rede Potiguar de Escolas Leitoras. 
A obra não será comercializada. A edição e impressão dos 1.500 exemplares foi totalmente patrocinada pelo Instituto C&A. A distribuição será feita para escolas, bibliotecas, especialistas, gestores públicos, parlamentares e jornalistas, conforme critérios adotados pelo IDE.
Segundo Cláudia Santa Rosa, coordenadora do IDE, a obra é dedicada ao marco legal que respalda políticas públicas de promoção da leitura literária nas escolas e que foi construído até o momento no estado, além de constar documentos como o "Manifesto por um Rio Grande do Norte de Leitores". 
O livro fala dessa trajetória de luta na perspectiva de uma política pública pela leitura literária nas escolas. Reúne textos de autores e escritores, bem como especialistas na área de Educação e professores que implementaram projetos de leitura nas escolas e foram agora reconhecidos por meio de um concurso. A obra traz ainda o mapa das 145 escolas que integram o projeto e a legislação que dispõe sobre a leitura literária.
Na mesma ocasião foram lançados outros produtos do IDE /Instituto C&A, como o lançamento da 2ª edição do "Concurso Escolas de Leitores". O concurso premiará os projetos de leitura de cinco escolas de Natal com R$ 12 mil, acompanhamento técnico-pedagógico por um ano e viagem de intercâmbio para seus representantes conhecerem a política de leitura de Bogotá, considerada pela Unesco como capital mundial das bibliotecas.
Também foi apresentada, a nova versão do site www.escolasleitoras.org.br, ambiente virtual de aprendizagens e trocas de experiências entre educadores. Outro anúncio foi o da programação do 5º Seminário Potiguar Prazer em Ler, que será realizado nos dias 26 e 27 de setembro, atividade de formação que se insere nas ações sistemáticas e continuadas do projeto Rede Potiguar de Escolas Leitoras.
Santa Rosa explica que o projeto começou na Escola Hegésipo Reis e dela se expandiu para 70 escolas da rede pública, depois para 145, entre escolas estaduais e municipais de Natal e Parnamirim.
"Nossa expectativa é de que o próprio poder público agora possa expandir as ações, porque uma ONG não tem como universalizar esse trabalho. Quem tem que fazer isso é o poder público, porque está provado que onde o projeto acontece os resultados aparecem. É uma produção significativa, todas as escolas que participam melhoraram o IDEB e, claro, não se deve apenas ao projeto de leitura, mas temos dado essa contribuição", ressalta Claúdia.
Diário de Natal (RN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário