segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Acatada inclusão de disciplinas sobre cidadania e ética na grade escolar

 

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte aprovou ontem, em decisão terminativa (sem necessidade de passar pelo Plenário), o projeto de Sérgio Souza (PMDB-PR) que inclui no currículo do Ensino fundamental a disciplina Cidadania Moral e Ética, e no do Ensino médio, a disciplina Ética Social e Política.
O relator do PLS 2/12, Cristovam Buarque (PDT-DF), elogiou a proposta e lamentou o “esvaziamento de valores éticos no Brasil”.
Ana Amélia (PP-RS) lembrou que o projeto foi colocado em votação poucos dias depois da realização de protestos de jovens em diversas cidades contra a corrupção, durante a celebração do Sete de ­Setembro. Já Lídice da Mata (PSB-BA) demonstrou preocupação com a criação de mais uma disciplina Escolar, sugerindo que os conteúdos relativos ao tema sejam incluídos nas matérias já existentes.
Tomás Correia (PMDB-RO) elogiou o projeto, que, a seu ver, tem “o objetivo de preparar a juventude para o futuro”. Sérgio Souza observou que as aulas da nova disciplina poderão ocorrer no contraturno das aulas normais dos estudantes.

Rejeição
A comissão rejeitou três projetos que tramitavam em decisão terminativa: o PLS 585/07, destinado a fortalecer a fiscalização do Poder Executivo sobre instituições de Educação superior; o PLC 51/10, que cria o Prêmio Paulo Freire de Criatividade; e o PLC 100/11, que altera a denominação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
Fonte: Jornal do Senado (DF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário