quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Escolas terão acesso mais veloz à internet

 
O governo decidiu aumentar a velocidade da internet em parte das 18 mil escolas públicas de ensino médio do país. Atualmente a velocidade é de 2 megabytes por segundo (Mbps) que tem sido insuficiente para atender as escolas de maior porte, porque algumas têm até dois mil alunos. Os ministros das Comunicações, Paulo Bernardo, e da Educação, Aloizio Mercadante, estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira com as operadoras de telefonia fixa que participam do programa “Banda Larga nas Escolas” e também com as empresas de celular discutindo o assunto.
- A banda larga é igual em todas as escolas, mas elas não são iguais, algumas têm 150 alunos, outras dois mil. É preciso fazer um redimensionamento - disse Paulo Bernardo.
O ministro das Comunicações afirmou que está sendo feito um mapeamento para ver onde é necessário aumentar a velocidade da banda larga. Segundo ele, o Ministério da Educação (MEC) já sabe quais são as de maior porte e o objetivo é de que a partir do início de 2013 a internet de maior velocidade já esteja em funcionamento nestes estabelecimentos de ensino.
Paulo Bernardo explicou que as empresas de celular foram chamadas para participar do trabalho porque em alguns lugares o reforço da rede de banda larga pode ser feito com tecnologia móvel, tem soluções que podem ser “casadas” entre serviço fixo-móvel.
- Vamos redimensionar essas redes nas grandes escolas para que a capacidade de tráfego esteja adequada. Os professores vão receber tablets e a escola precisa estar preparada - disse.
Neste segundo semestre o MEC vai doar as escolas 600 mil tablets que serão usados pelos professores e gestores das escolas públicas. A distribuição do equipamento faz parte do projeto “Educação Digital - Política para computadores interativos e tablets”, destinado as escolas públicas de ensino médio.
Fonte: O Globo (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário