quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Mostrando a Língua - 59

Salve, gente!
Temos hoje, até pelo adiantado da hora, uma dica levinha e uma nova diqueira 'de peso'. Recebemos com alegria e orgulho ADRIANA MEDEIROS, artista, poeta de mão cheia e generosa, mulher contemporânea e dona de uma salutar inquietação (será que toda inquietação é salutar, gente? Vou pensar...). Para ela, reservei a cadeira 131
e dou as boas vindas!!!

Nossa dica vem, hoje, da sugestão do diqueiro FRANK PAVAN que observou o seguinte:

Estão acontecendo em Londres os jogos Paralímpicos que antigamente eram chamados de Paraolímpicos... A sugestão é falar sobre a alteração do nome. Bjex

Pois muito bem,Frank e todos: o Brasil não usa mais o termo PARAOLÍMPICO desde o ano de 2011 para se 'alinhar' a outros países, porque apenas em Português o termo era usado.É verdade que temos até 2013 para atualizar, mas é bom que nos acostumemos porque não tem volta.
O IPC (International Paralympic Committee – ou Comitê Paralímpico Internacional) havia sugerido a mudança, que era protelada pelo CPB. A origem da palavra é obscura, mas o termo sugere uma junção de PARAPLEGIA com OLIMPÍADA. A questão é que a inclusão de outros grupos de deficiências torna esta explicação inadequada, não é?
De qq forma, a palavra deriva do inglês paralympics e, embora contrariando os processos de formação de palavras em Língua Portuguesa, já foi adotado no país.
É isso, gente: 'bola pra frente'!
até quarta, grande abraço da
 Edinalda

Nenhum comentário:

Postar um comentário