sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Aprovação automática gera polêmica

 
A discussão sobre aprovação automática nas Escolas do Rio voltou à baila nas eleições. O prefeito e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PMDB), rebateu os ataques de Rodrigo Maia (DEM), que o acusou de "disfarçar" índices de repetência na rede municipal.
- Isso é opinião dele. É claro que não há aprovação automática - disse Paes. 
Em entrevista no GLOBO, anteontem, Maia afirmou que os Professores têm de cumprir a meta de reprovar, no máximo, 8% dos Alunos no primeiro segmento e 16% no segundo. 
A Secretaria municipal de Educação nega que haja as metas. Diz também que o regime de progressão continuada, que permite aprovação automática, continua vigente nos três primeiros anos (Alfabetização) do primeiro ciclo da rede. 
- Ele (Paes) tem que dizer a verdade. A aprovação automática não acabou para todos os Alunos - disse Maia.
Segundo a prefeitura do Rio, a progressão continuada existe apenas nos anos iniciais porque segue a resolução 7 editada em dezembro de 2010 do Conselho Nacional de Educação - que entende que a repetência nos primeiros anos de estudo pode causar prejuízos na Alfabetização das crianças. 
O MEC, porém, informou ao GLOBO que a resolução é uma orientação dada ao sistema de Ensino, não uma exigência. Ainda de acordo com a informação do MEC, os municípios têm autonomia para seguir as regras de acordo com as peculiaridades de sua rede.
Fonte: O Globo (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário