sexta-feira, 23 de março de 2012

Alerta aos alunos mais descuidados

Como o uso de celulares e tablets com acesso à web é uma tendência forte no Colégio Farroupilha, percebeu-se a importância de um trabalho de orientação voltado aos estudantes. A cartilha serve como um alerta para quem não percebe o alcance e as armadilhas escondidas nas mídias sociais. Ontem à tarde, no intervalo das aulas, os alunos comentavam um dos pontos do guia que mais chamaram a atenção: não expor toda sua vida na internet, em especial telefones, endereços, informações sobre a família.
– A gente toma cuidado, mas não é uma preocupação constante. Às vezes, no Twitter, eu falo sobre assuntos mais pessoais – comentou Giovana Baptista, 15 anos, do 1º ano do ensino médio.
As ofensas trocadas nas redes sociais são outro alvo do manual. Segundo estudantes, são comuns os casos de xingamentos e intrigas via web, que vêm tomando lugar dos tradicionais bate-bocas frente à frente. Diretora do Farroupilha, Magda Von Galen afirma que a Escola não tem recebido reclamações nesse sentido – um dos objetivos do guia é justamente evitar situações do tipo –, mas acredita na necessidade de reforçar a Educação e o respeito em qualquer lugar, seja em sala de aula, no trânsito ou na internet.
– Os alunos vão para as redes sociais e não têm noção de como eles próprios podem se prejudicar. Quando você coloca algo no Facebook, isso se torna público e pode ofender outra pessoa. Buscamos o cuidado de se auto proteger e também de não ofender – explica Magda.
Para a professora Sariane Pecoits, do 5º ano do Ensino Fundamental, é cada vez mais relevante esse estímulo à prevenção, pois seus alunos de 10 anos já têm perfis nas mídias sociais. Ela conta que as crianças se mostraram muito interessadas no assunto ontem e a encheram de perguntas sobre o manual.
A cartilha não ficará restrita aos muros do colégio – haverá distribuição de folhetos em sinaleiras e parques, inclusive com shows de mágica, para acesso do público em geral.
Fonte: Zero Hora (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário