sábado, 24 de março de 2012

Alunos de Cariús produzem cordéis no combate a drogas


O projeto "Cara a cara, construindo rodas de conversa", foi elaborado pelas secretarias de Educação e Saúde de Cariús. A partir de pesquisas sobre os riscos e malefícios dos entorpecentes, a criatividade de um grupo de adolescentes transformou-se em poesias de cordel. Os alunos venceram os obstáculos iniciais e conseguiram colocar no papel estrofes em rima sobre o perigo das drogas. O formato agradou outros jovens e até a população adulta, numa ação inédita que tem por objetivo alertar os moradores desta cidade, localizada na região Centro-Sul do Ceará.
Dezenas de estudantes do ensino fundamental de 14 Escolas públicas da sede urbana e da área rural produziram poesias que se transformaram em cordéis, e participaram de oficinas sobre prevenção de drogas. O projeto "Cara a cara, construindo rodas de conversa" nasceu a partir de uma articulação inédita entre as secretarias de Educação e de Saúde, com apoio do Ministério da Saúde. O objetivo é promover ações de prevenção ao uso abusivo de álcool e de drogas, que são consumidos cada vez mais por adolescentes.
Mesmo em cidades pequenas do Interior, a realidade revela que, precocemente, jovens experimentam drogas e fazem o consumo de álcool. "Infelizmente essa é uma situação que chegou aos pequenos centros urbanos no Interior e até na zona rural", disse a médica psiquiátrica Angélica Sales, instrutora do projeto e coordenadora de uma pesquisa naquela região sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas por crianças e adolescentes.
Preocupados com a situação, as secretarias municipais de Saúde e de Educação articularam o projeto, que foi finalizado com a apresentação de uma mesa redonda sobre a temática de prevenção do uso abusivo de crack, maconha e outras drogas. 

PREMIAÇÃO
Ao final do encontro, houve a solenidade de entrega de DVDs e de Netbooks para três alunos vencedores do concurso de cordel, e também para os professores orientadores e para as Escolas onde os alunos vencedores do prêmio estudam.
O cordel com o título "Drogas - legal é prevenir" foi produzido com a inclusão de três poesias sobre a mesma temática, mas com abordagem diferente e de criação livre dos alunos. A primeira colocada foi a aluna Geisy da Silva Alves, da Escola de ensino fundamental Domingos Nonato de Oliveira, com a orientação da professora Liromar Alves da Silva.
Em segundo lugar ficou a aluna Maria Samille Ferreira Fernandes, da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Manoel Miguel de Souza, com a orientação da professora Irani Gonçalves. Já a terceira colocação ficou com a aluna Claudiane Souza Silva, da Escola de ensino fundamental Maria Sother Pereira, que recebeu a orientação da docente Robervânia Mendonça Ledo.
A seleção dos trabalhos foi regida por edital que estabelecia a elaboração de uma cartilha em estilo de cordel sobre prevenção ao uso abusivo de álcool e de outras drogas. Cada Escola inscreveu os melhores trabalhos. A aluna Aléxia Milene Oliveira disse que foi motivada por um tio a fazer a poesia. "No começo achei difícil, mas fiz pesquisas e, com a orientação de um tio, fiz a poesia", contou a estudante.

 CULTURA
Em sala de aula, os professores orientaram os alunos sobre o cordel, o estilo de rima e a importância desse tipo de literatura para a cultura nordestina. A secretária de Educação do Município, Maria Nereide Ferreira, destacou a importância da participação dos alunos no projeto. "Houve uma ampla mobilização e os estudantes ficaram motivados a produzir pela primeira vez poemas em estilo de cordel", frisou.
Além da produção dos poemas em cordel, os alunos participaram de oficinas e palestras sobre drogas, prevenção, cuidados, riscos e as consequências decorrentes de seu uso. "O primeiro passo é a prevenção e orientação para as crianças e adolescentes", observou a secretária de Saúde, Roslene Bitu Alencar. "Dessa forma, acreditamos que no futuro os jovens estarão mais conscientes do risco que a droga traz e preparados para evitar o consumo de entorpecentes", acrescentou.
A mobilização local incluiu ainda a realização de um curso de formação de 30 agentes de prevenção às drogas, com entrega de certificados, expedidos pela Escola de Saúde Pública do Município de Iguatu.
O psicólogo, Carlos Prado, coordenador de saúde mental de Icó, participou da mesa redonda, expôs números da pesquisa sobre consumo de drogas e álcool, que foi realizada no Município e mostrou-se preocupado com o elevado consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens.
Fonte: Diário do Nordeste (CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário