segunda-feira, 26 de março de 2012

Ministro anuncia programa para qualificar professores

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou a criação de um programa específico para qualificar professores. O projeto Escola sem Fronteiras levará professores de todo o país para conhecer o trabalho desenvolvido em instituições de ensino de excelência, no Brasil e no Exterior.
Oprograma foi apresentado ontem pela manhã, durante o evento de abertura da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, em São Paulo. De acordo com o ministro da Educação, o investimento nos professores é fundamental para a qualificação da Educação brasileira.
– Se estamos mandando nossos estudantes para as melhores universidades do mundo, por que não fazer o mesmo com os professores – argumentou Mercadante, referindo-se ao programa Ciência sem Fronteiras, também do governo federal, que distribui bolsas de estudo para universitários brasileiros.
Conforme o ministro, neste novo projeto, os professores vão receber bolsas de estudo para conhecer de perto a realidade e o funcionamento de Escolas de alto padrão. Eles poderiam ser selecionados pela nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) ou pelo desempenho em alfabetização, sugeriu o ministro.

Olimpíada mobiliza milhões de estudantes no Brasil
A Olimpíada de Língua Portuguesa, parceria entre a Fundação Itaú Social e o Ministério da Educação (MEC), foi destacada também como uma estratégia para formação de docentes. Na última edição, em 2010, mais de 60 mil Escolas públicas participaram, mobilizando 239,4 mil professores e 7 milhões de alunos dos ensinos Fundamental e Médio.
Todas as Escolas públicas do Brasil recebem material didático específico para desenvolver em sala de aula quatro diferentes gêneros textuais: poema (5º e 6º anos), memórias (7º e 8º anos), crônica (9º ano e 1º ano do ensino médio) e artigo de opinião (2º e 3º anos do ensino médio). Os melhores trabalhos são premiados. As inscrições começaram ontem e seguem até 25 de maio, pelo site www.escrevendoofuturo.org.br
Ao final do evento, em entrevista coletiva, Mercadante prometeu também o lançamento, nas próximas semanas, do Pronacampo, programa que deve estabelecer melhorias nas Escolas de áreas rurais.
O ministro propôs, ainda, que o Brasil seja sede, em 2016, de uma olimpíada educacional, aproveitando os Jogos Olímpicos que serão realizados no Rio.
Fonte: Zero Hora (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário