quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial da Poesia

            Não tenho nada que me valha mais do que a Poesia. Dia vinte e um de março, por obra da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a obra dos poetas tem licença pra passar. Meio porta-estandarte, quase um Dom Quixote, o poeta avança em direção aos seus. Cada filho de Deus tem o dom da Poesia. Quem não faz versos, aprecia-os. Apreciar é fazer, enfim, o seu dia, a poesia.
            Quanta vida sem nada de vida, correndo pelos ralos, como se a vida não valesse mais do que um cifrão num papel que surge ao final do mês! Poesia, muitos dizem, não enche barriga. Mas Poesia, caro amigo, enche a alma. Mesmo que a gente sofra, mesmo que a gente chore, não há de ser nada: sofrimento, com a Poesia, vira verso, e as lágrimas nada mais são do que as gotículas do grande mar interno que se faz eterno.
            A Poesia tem seu dia no mundo: o Dia Mundial da Poesia. Por isso, como se fosse costume, nada de mais, pare um pouco a rotina, saia do modo automático que lhe rege as últimas horas, os últimos dias, os últimos meses e os últimos anos: pare e pense no quanto a Poesia nos deve ajudar. A folha que um vento carrega pra longe da árvore só pode viver se tiver um bocado de sonho, uma velha varanda onde à noite pousar.
Olivaldo Júnior
Moji Guaçu, SP, vinte de março de 2012.

Um comentário:

  1. Caro Prof. Eri, muito obrigado! Acabo de descobrir que publicara esta singela crônica que escrevi sobre o Dia Mundial da Poesia. Fiquei bastante emocionado e muito agradecido. Parabéns pelo blog! Abraços. Meu e-mail: olivaldotrovador@hotmail.com

    ResponderExcluir