quinta-feira, 29 de março de 2012

Alunos da rede estadual vão passar mais tempo na Escola


Atividades extracurriculares e desenvolvidas no contraturno ou nos fins de semana, já realizadas nas instituições, ganharão fôlego com a parceria firmada ontem entre o governo de Minas e o setor privado. As empresas vão adotar projetos e contribuir financeiramente para a execução. Pessoas físicas também podem participar. A expectativa é ampliar o programa, que atualmente atinge apenas 10% dos estabelecimentos de ensino, e torná-lo o principal aliado para a melhoria dos índices de desempenho Escolar e do novo modelo de ensino médio elaborado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE).
De início, 11 empresas, instituições e fundações assinaram o protocolo de intenções para o Minas presente na Escola, do qual serão sócio-fundadores. Cada um receberá um catálogo com as opções de projetos já disponíveis, nas áreas de música, dança, teatro, história e esportes. Elas foram estruturadas em três eixos: Escola Viva, Comunidade Ativa; Educação em Tempo Integral e o Programa Educacional de Atenção ao Jovem (Peas Juventude). As ações estão disponíveis na internet (www.educacao.mg.gov.br).
O governador Antônio Anastasia ressaltou que a estratégia faz parte da terceira etapa do programa Gestão para a Cidadania, que conta com a presença da sociedade no espaço público. “Estaremos não só ocupando o tempo e gastando a energia desses jovens, como dando uma Educação plena e mostrando que eles estão sendo objeto da sociedade e não só do governo”, disse.
A secretária de Educação, Ana Lúcia Gazzola, afirmou que todos os alunos precisam de oportunidades reais. “Não há uma região mais carente, o esforço é para o estado inteiro. Mas algumas precisam de mais investimentos, como a Norte, que é uma das mais ricas culturalmente, com artesanato, culinária e história oral do Jequitinhonha”, relatou.
DESEMPENHO: As novas metas da participação do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação, até 2015, foram traçadas esta semana em conjunto com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. A secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, não revelou números, mas adiantou que um dos desafios é melhorar os resultados das Escolas municipais. “Estamos numa posição boa no país. Nos primeiros anos do fundamental somos o primeiro, nas últimas séries do nível médio estamos em terceiro, mas queremos estar em primeiro em tudo eelevar os patamares do Brasil."
Fonte: Estado de Minas (MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário