sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Alunos da rede estadual podem fazer intercâmbio

Alunos do ensino médio da rede pública estadual de ensino terão a oportunidade de aprender inglês ou espanhol de graça, sem precisar sair de dentro das Escolas, e ainda poderão fazer um intercâmbio de seis meses em outro país, com tudo pago e uma bolsa mensal de 300 dólares.
Isso será possível através do programa Ganhe o Mundo, lançado na manhã de ontem pelo Governo do Estado, durante coletiva realizada no Palácio do Campo das Princesas. Um total de 24 mil estudantes do 1º ano do ensino médio, de 273 Escolas estaduais (delas, 33 ofertarão também o espanhol), serão beneficiados. Esse número corresponde a 25% do total de alunos cursando esta série na rede estadual.
O programa vai englobar Escolas de 124 municípios, de todas as regiões de desenvolvimento do Estado. Desses 24 mil, um mil serão escolhidos, sob o critério de desempenho, para fazer intercâmbio nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Nova Zelândia, além dos países de língua espanhola que ainda estão sendo negociados, como Espanha, Chile e Uruguai.
As inscrições começarão no dia 7 de novembro, dentro das próprias Escolas, e as vagas serão preenchidas de acordo com a média global do aluno, tendo como critério de desempate o rendimento em Português. As aulas serão iniciadas no dia 21 deste mês.
Oitocentas turmas serão formadas por alunos que já estão cursando o segundo semestre do 1º ano do ensino médio, cada uma com, no máximo, 30 alunos.
As aulas serão ministradas por professores vinculados ao grupo Multi Holding, empresa que possui uma rede de franquias de Escolas de idiomas (Wizard, Yazigi, Skill, Microlins, SOS Computadores e Bit Company), contratada através de processo licitatório aberto nacionalmente.
Para que esses adolescentes se tornem fluentes em inglês ou espanhol, o Governo está investido cerca de R$ 50 milhões, sendo o custo médio mensal, por aluno, de R$ 115.
Segundo a diretora de Relações Governamentais da Multi Holding, Cristina Franco, a iniciativa de Pernambuco é inovadora, apesar de já ter sido aplicada em outros três estados.
“Essa não é a nossa primeira experiência em projetos como esse. Já ofertamos cursos de idiomas para alunos de Escola pública em São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, mas não com a magnitude do programa proposto pelo Governo de Pernambuco. Além disso, nesses estados, os alunos precisavam se deslocar a algum centro de ensino de idiomas e aqui as aulas serão ministradas dentro das Escolas”, destacou.
As aulas sendo realizadas dentro das Escolas, de acordo com o governador Eduardo Campos, deve reduzir a probabilidade de evasão do projeto, já que o aluno não é obrigado a participar dele, por não ser uma atividade curricular. “O programa vai consolidar a língua na rede de ensino, vai fazer com que os adolescentes possam ver o Brasil de fora e se sintam valorizados pelo conhecimento”, afirmou.
O secretário estadual de Educação, Anderson Gomes, explicou que outras turmas serão abertas até fevereiro de 2012. “Isso porque as Escolas precisam ter uma estrutura para conseguir ofertar os cursos, por isso outras devem ser incorporadas no próximo ano”, disse.
Anderson Gomes explicou ainda que em maio serão selecionados os estudantes que participarão do intercâmbio. “Teremos quatro meses para prepará-los pedagógica e psicologicamente para a experiência. Eles serão acompanhados de perto antes e durante o processo”, disse. Nos seis meses em que ficarão fora, eles farão o ensino médio no país e serão acolhidos por famílias nativas. 

Cursos terão três módulos e vão durar um ano e meio
Com duração de um ano e meio nas escolas públicas estaduais o projeto funcionará como um curso extra de idiomas, com conteúdo voltado para a conversação e o domínio das línguas estrangeiras. Este ano, os cursos funcionarão de forma intensiva. Os horários serão diferenciados, de acordo com a modalidade de ensino.
Os estudantes matriculados no Ensino Médio Integral e Regular, por exemplo, terão suas aulas ministradas diariamente. Já os estudantes do semi-integral, terão aulas três dias por semana. A estimativa da Secretaria Estadual de Educação é contemplar todas as unidades até 2014.
Os cursos serão compostos por três módulos, disponibilizados de duas formas. No primeiro momento todos os alunos farão o curso intensivo, que será de segunda a sexta-feira, sendo duas horas por dia. A partir do segundo módulo eles poderão optar por continuar nessa modalidade ou migrar para o regular, que será duas vezes na semana.
“Essa divisão foi pensada para permitir que os estudantes fiquem à vontade para fazer outra atividade do seu interesse. No entanto, o aluno que optar pelos três módulos intensivos atingirá um nível mais elevado do idioma, pois a carga horária será maior”, explicou o assessor do grupo Multi Holding, Sildomar Martins.
Para o estudante Caio Cesar Fraga, 15, o curso e o intercâm­bio ajudarão no crescimento pessoal dos contemplados. “Ho­­je é essencial aprender uma nova língua, pois a qualquer lugar que se vá é preciso sa­ber no mínimo dois idiomas”. 
Folha de Pernambuco (PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário