sábado, 5 de novembro de 2011

Valores educacionais presentes o ano inteiro

Mais uma vez a Escola Estadual Hegésippo Reis, em Nova Descoberta, demonstra que basta ter boa vontade e uma ideia criativa para desenvolver um projeto construtivo e humanista.
Dos R$ 13 mil que a instituição recebe anualmente do Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), foram gastos apenas R$ 470 para pôr em prática uma ideia simples, mas que será trabalhada pedagogicamente o ano inteiro, conforme preconiza o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
Trata-se de um calendário com desenhos e frases escritas por alunos entre 6 e 11 anos de idade. Cada página do calendário tem um tema - um valor cidadão, que será explorado em sala de aula ao longo de 2012.
Foram confeccionadas 300 unidades do calendário de mesa que será distribuído gratuitamente aos 120 alunos que se matricularem no ano que vem, além de cópias para os autores dos desenhos e frases, e para professores, colaboradores e instituições parceiras.
A intenção pedagógica é tão simples - mas não simplória - quanto a ideia: incentivar atitudes diárias de reforço aos valores. Para cada mês há um valor e para cada valor, durante as aulas, os professores, crianças e familiares identificarão atitudes a serem desenvolvidas, diariamente, para melhorar a vida de cada um, a vida das outras pessoas e, porque não dizer, do mundo.
"Quisemos um produto que tivesse vida longa. Como trabalhamos apenas com Ensino Fundamental I, a ideia é de que a criança identifique atitudes coerentes com aqueles valores em seu cotidiano, resgatando o que aprendeu com o valor do mês anterior", explica Cláudia Santa Rosa, coordenadora pedagógica da escola.
"E por ser válido para o ano inteiro, o calendário também tem esse caráter de continuidade. A proposta é cumulativa e de formação continuada. O que ele aprende no mês seguinte terá que ser coerente com o valor que ele aprendeu no mês anterior".
Logo na primeira página do calendário a orientação já está sinalizada: "Que tal, todos os dias, você realizar atitudes relacionadas ao valor que ilustra o calendário do mês? Mas não esqueça os valores que aprendeu nos meses anteriores", está escrito.
"Para chegarmos às doze frases e desenhos que correspondem aos meses do ano, foi realizado um trabalho intenso de pesquisa e discussão com as crianças. Todas escreveram e ilustraram. Ao final, num processo difícil, selecionamos as produções mais expressivas. Ficamos bem felizes com o resultado", comemora Santa Rosa.
A ideia surgiu de um dos projetos pedagógicos desenvolvidos na unidade educacional ao longo de 2011. Entre julho e outubro, numa atividade extracurricular, os alunos foram divididos em grupos para trabalhar o conteúdo do livro "Valores, essência de vida", da Ata Editora.
O livro foi trabalhado dentro do projeto social "Massa de letras", do Complexo Educacional Contemporâneo, que distribuiu kits com 10 livros e um CD didáticos para dezenas de escolas públicas da capital, entre elas a Hegésippo Reis.
Após quatro meses, os alunos apresentaram, na semana passada, suas produções através de paródias, literatura de cordel, tirinhas de quadrinhos, exposição de cartazes e danças. No dia 26 haverá um encontro com os pais, onde será apresentado novamente o calendário lançado na sexta-feira passada.

Metas de aprendizagem
Trabalhar valores já faz parte da essência da Escola Hegésippo Reis. "A escola já tem um projeto político-pedagógico que enfatiza a formação de valores", explica Cláudia Santa Rosa. O calendário, aliás, apresenta informações sobre o projeto político-pedagógico e as metas de aprendizagem para cada oficina da escola.
"Essa característica de folder tem o propósito de oferecer cada vez mais informações à família, favorecendo para que acompanhe a vida escolar do filho. Trabalhamos com um currículo organizado por objetivos, inclusive aqueles relativos às atitudes. O calendário é mais um canal de informações", explica.
Comprometido com a preservação da autoria de pensamento e o protagonismo das crianças e dos educadores, o trabalho da escola se fundamenta em experiências de pedagogos humanistas, destacando-se Paulo Freire e Célestin Freinet, além do projeto da Escola da Ponte, instituição da rede pública de Portugal, internacionalmente conhecida.
Desde 2007 a Escola assumiu a missão de "garantir à formação na cidadania, com ênfase num sólido processo de alfabetização e letramento, de construção do pensamento lógico-matemático e da capacidade criadora e investigativa". 
Com uma organização diferenciada, no lugar de turmas separadas por ano, tem grupos com até 20 alunos, que é a capacidade instalada das três salas, ambientadas para trabalhar oficinas de matemática, linguagem e projetos.
A Hegésippo Reis se destaca ainda investimento na formação de leitores, o que já lhe rendeu vários prêmios de reconhecimento local e nacional.


Os doze valores
Janeiro | Diversidade
Fevereiro | Cooperação
Março | Respeito
Abril | Responsabilidade
Maio | Generosidade
Junho | Preservação
Julho | Amizade
Agosto | Organização
Setembro | Solidariedade
Outubro | Honestidade
Novembro | Compromisso
Dezembro | Igualdade
Fonte: Projeto Casa de Saberes / Escola Hegésippo Reis 
Diário de Natal (RN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário