quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Mostrando a Língua - 32

Salve, gente!
Cá estamos nós, de braços abertos, na alegria de receber mais um diqueiro. A indicação de CARLOS PITZ (nome de artista, né, gente?), para a cadeira 120 vem de outro diqueiro (Wagner). Pitz trabalha na Solar (grupo Caterpilar) e atua na Bacia de Campos. É dele a dúvida abaixo (grifo meu) que transformei em dica para a quarta passada:

Bom dia Edinalda,
A minha dúvida é com relação ao emprego correto da expressão Para mim e Para eu. Temo por estar empregando de forma indevida.
Muito grato pela atenção.
sds, Carlos Pitz

Então, prezado Pitz e demais diqueiros:
Muitas pessoas, com bom grau de escolaridade, erram neste emprego. Palmas pra vc que busca acertar.
Observem os dois contextos abaixo:
1- O diqueiro enviou a dúvida PARA MIM.
2- O diqueiro enviou a dúvida PARA EU explicar.

Usamos PARA MIM quando depois desta expressão não houver verbo no infinitivo (cantar, sorrir, explicar...)
Ex.: Você pode fazer um favor PARA MIM?
Trouxe PARA MIM chocolate e bananas.

Usamos PARA EU quando, imediatamente, após a expressão, houver verbo no infinitivo
Ex: Isso é PARA EU fazer??????
Entregou-me os chocolates PARA EU guardar.
ATENÇÃO: a frase "Para mim, viajar à noite é arriscado' está correta. Mas, e o verbo no infinitivo depois do 'mim'?
Observem o seguinte:
a) a frase está em ordem inversa. A ordem direta é "Viajar à noite é arriscado para mim.'
b) a expressão está isolada do resto da frase por vírgula (isso ocorre em orações na ordem indireta, para marcar o deslocamento)

A dica de hoje é... a resposta da Academia Brasileira de Letras sobre minha consulta em relação a câmpus e campus, lembram-se? Eles responderam!E lá vai a resposta( copiei e colei, ok?)
Abçs da Edinalda

De: academia@academia.org.br <academia@academia.org.br>
Assunto: ABL RESPONDE
Para: prof.edinalda@yahoo.com.br
Data: Quinta-feira, 20 de Outubro de 2011, 14:16

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
ABL RESPONDE
Pergunta: Esclarecimento linguístico sobre a ‘substituição´ de campus por câmpus. Obrigada!
Resposta: Prezada consulente, a palavra latina "campus" não deve ser acentuada, pois a inclusão do acento é uma tentativa de aportuguesamento do latim. Não está registrada no VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), da ABL, a forma câmpus, e sim a forma "campus" como estrangeirismo. O registro do VOLP é o oficial que deve ser seguido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário