A Fundação Carlos Chagas realizou, em parceria com diversas universidades brasileiras, a pesquisa “Consulta sobre a qualidade da Educação infantil”, que avaliou quase todos os quesitos como inadequados nas Escolas públicas.
O estudo analisou pontos como motricidade, arte, música, brincadeiras de faz de conta, natureza, ciências, matemática e promoção e aceitação da diversidade, mas apenas o quesito de interação com os professores se mostrou satisfatório.
“As crianças da classe média e da elite estão bem mais a frente e os recursos sociais das suas famílias explicam esse fenômeno”. É o que afirma o doutor em Letras, Augusto Batista.
O pesquisador acredita que as crianças da rede privada começam a estudar já sabendo de muitas coisas devido aos “eventos de letramento” vivenciados nas famílias das crianças. Segundo ele, quando os pais leem livros, revistas, jornais, cartas, e-mails, elaboram listas, contam histórias e inserem a criança nesses processos, estimulando a compreensão.
Outra pesquisa recente é a Geração Escolar (Geres), que acompanhou durante 4 anos letivos crianças do ensino fundamental brasileiro, mostrando que os alunos das Escolas públicas têm mais dificuldades para leitura.
Numa escala de zero a dez, as crianças de Escolas públicas saem do ensino fundamental em média com nível 5, enquanto os alunos Escolas das particulares saem em média com nível 7. Ou seja, as crianças de Escolas públicas terminam o fundamental com 20% menos competência para a leitura.
O objetivo da pesquisa, coordenada por seis universidades brasileiras, foi tentar descobrir de que maneira os impactos da origem social podem ser minimizados no processo de aprendizagem. Mais de 20 mil crianças em todo o Brasil participaram.
Em Fortaleza, as instituições que participaram da pesquisa foram: Casa da Tia Léa, Centro de Educação professora Alba Frota, Creche Amadeus Barros Leal, Creche Conjunto Palmeiras, Creche Comunitária Pequeno Paraíso, Escola Comunitária Jardim União, EscolaFrei Tito de Alencar Lima, Espaço Educacional Luiza Marüns e Projeto Bem Estar Comunitário.
O Povo (CE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário