sábado, 12 de novembro de 2011

Mostrando a Língua - 34

Salve, gente paciente! 
Recebi, dia desses, email de Erivelton, nosso diqueiro e excelente professor de Português, relembrando uma consulta feita há algum tempo. Com uns 1000000000000000000 pedidos de desculpas, lá vai a dica sobre DESMISTIFICAR e DESMITIFICAR.
As duas existem e são palavras parônimas, isto é, aquelas parecidas na grafia, mas diferentes no significado. Um exemplo é ratificar (confirmar) e retificar (corrigir). Há, porém, parônimas que exigem, uma análise mais específica para se "matar a charada". Essas palavras têm forte semelhança semântica e em algumas ocasiões só o contexto define a forma correta. Faz parte deste grupo a dupla DESMITIFICAR e DESMISTIFICAR. Encontramos na internet a seguinte notícia: "Campanha quer desmistificar a psoríase". Não seria "desmitificar"? Vamos ao significado de cada uma delas:
DESMISTIFICAR provém de "mistificar" e significa "acabar com o logro, desfazer a farsa, desmascarar".
DESMITIFICAR provém de "mito" e significa "desfazer o mito, tirar o caráter de mito".
Já dá para dizer qual é o correto? Ainda não. Então, vamos atrás de mais dados: na origem de "desmistificar" está o substantivo "mistificação", que é burla, logro, engano intencional, engodo, falsidade, e na origem de "desmitificar" está "mito", ou seja, imagem exagerada de algo ou de alguém aceita pela sociedade ou aquilo que é inacreditável, irreal, fantasioso, utópico.
Afinal, é "desmistificar" ou "desmitificar" a psoríase? Vamos juntos: há alguma mistificação, isto é, uma burla, um engano intencional, em torno da psoríase?
Entendemos que não. No nosso entendimento, há crenças populares (a psoríase é contagiosa, a psoríase não tem controle...). E o que são crenças populares? São mitos. Bingo! Matamos a charada: "Campanha quer DESMITIFICAR a psoríase".
Há casos mais complicados: "É preciso "desmistificar" ou "desmitificar" o presidente Lula". Depende do contexto: se o autor acha que o presidente Lula é um farsa, "É preciso desmistificar o presidente Lula"; se ele acha que o presidente Lula é um mito, uma pessoa com virtudes exageradas, "É preciso desmitificar o presidente Lula".
Este último caso nos deixa a lição de que, na língua, o contexto tem muita importância e muitas vezes é essencial para esclarecer o sentido dos enunciados.
Grande abraço, até quarta,
Edinalda

Nenhum comentário:

Postar um comentário