segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Ministro da educação rejeita policiamento nas escolas

O ministro da Educação, Fernando Haddad, minimizou o avanço da violência nas escolas em entrevista concedida nesta segunda-feira (31) ao programa Roda Viva, da TV Cultura. Ele recomendou políticas que incluam família e lazer nas escolas para que o problema seja resolvido.
De acordo com dados lidos por uma entrevistadora do programa 83% das escolas públicas em São Paulo já registraram algum caso de violência. Haddad disse que não teve acesso a nenhuma pesquisa sobre o assunto, mas fez uma sugestão.
Ele disse que a solução não está no policiamento das escolas, mas do aumento da carga horária, desde que um dos turnos fosse voltado para "lazer, esporte, educação artística, música"
- O que tem coibido essa prática é dividir em dois turnos: o primeiro focado no conteúdo, o segundo promovendo acesso cultural e esportivo.
Ele também recomendou entregar a escola para a "comunidade".
- Entregar a escola para a comunidade […] para atrair os pais. A escola tira o caráter federal, estadual ou municipal e ganha um caráter público.
Ele concluiu dizendo que "nas cidades onde o poder público faz isso, esses experimentos vêm trazendo resultados expressivos".
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário