domingo, 27 de novembro de 2011

Eles estão na escola, mas não sabem ler

         Você aprendeu a ler na Escola? Muitas crianças da sua idade, que estão em sala de aula há anos, não aprenderam até hoje.

Uma prova chamada ABC, aplicada para alunos de todas as capitais do Brasil que já terminaram o 3º ano do ensino fundamental, mostrou que 43,9% deles (quase a metade) não sabem ler tão bem quanto um estudante desta série deveria. Além disso, 46,6% não aprenderam a escrever como o esperado. 

Essa prova foi organizada pelo movimento Todos Pela Educação em parceria com o governo federal. O resultado mostra que muitas Escolas não ensinam a alguns alunos o básico: ler e escrever.

João Batista de Oliveira é presidente do Instituto Alfa e Beto, que cria projetos para promover a alfabetização no país. Ele explica por que uma criança que não lê direito fica prejudicada: 

- Muitas crianças aprendem por teimosia, porque ficam na Escola, e não porque aprenderam na época correta. Quem não é alfabetizado aos 6 anos fica com dificuldade para aprender outras disciplinas. No segundo ano, o professor não é preparado para ensinar o que o aluno não aprendeu, e os livros exigem que ele saiba ler - esclarece João. 

Marcus Ricardo, de 9 anos, já está no 4º ano do ensino fundamental de uma Escola pública de São Paulo, mas não se sente seguro na hora de pegar os livros. Foi durante uma ida ao mercado que sua mãe, Vanessa Alves da Silva, percebeu que o menino não sabia ler. 

- Ele não conseguiu ver os preços nem ler as embalagens. Eu tento incentivar, dou recortes de jornal, mas ele gagueja e não consegue ler. Na aula, é só cópia o tempo todo. O meu mais velho, de 10 anos, também têm problemas - conta Vanessa. 

Aos 11 anos e cursando o 6º ano do ensino fundamental, a neta do vigilante Hamilton de Souza também tem dificuldade para ler e escrever. 

- Como ela vai arrumar emprego? Como vai preencher uma ficha de contratação - preocupa-se o avô. 

Então, se você tem problemas para ler, avise a seus pais e professores. Eles podem ajudar. Mas, se leu esta reportagem até o final, ótimo!

O Globo (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário