quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Ensino privado quer intervir no público


O ensino oferecido nas escolas particulares de Teresina vem ganhando lugar de destaque no país e isso é confirmado através das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Porém, o mesmo instrumento de avaliação revela que ainda há uma distância muito grande entre o ensino da rede privada e o ensino da rede pública.

Para tentar reduzir esse abismo, as escolas particulares querem intervir na Educação pública, através de parcerias firmadas com Governo e Prefeituras. A questão foi debatida na manhã de ontem, durante um Fórum realizado pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Piauí - Sinepe, com o intuito de discutir os novos rumos da Educação.

"Enquanto as escolas particulares são apontadas como as melhores, as escolas públicas ainda estão entre as piores. Essa situação nos incomoda e queremos discutir de que forma o segmento privado pode contribuir para mudar essa realidade", afirmou o presidente do Sinepe, Dalton Leal.

Durante o evento de ontem, realizado no auditório da faculdade Novafapi, Dalton falou um pouco das ações previstas para o próximo ano, a exemplo da inauguração da Fundação Odilon Nunes que, segundo ele, vai oferecer cursos de capacitação gratuitos aos professores da rede pública e privada.

"Vamos promover ainda um Fórum Social, previsto para março, onde a Educação será discutida com a participação de toda a sociedade", diz. Ontem, o evento contou com duas palestras. A primeira foi comandada pela professora Iveline de Melo Prado, que destacou a importância dos pais - e da sociedade - no processo educacional.

"Temos que trabalhar com uma gestão participativa. O currículo escolar deve levar em consideração o que acontece lá fora. Só assim o aluno vai poder aplicar na prática o que ele aprendeu na sala de aula".

Para os educadores, Iveline chamou a atenção para a necessidade diária de se buscar a melhoria profissional. "É preciso conhecer o projeto pedagógico da instituição.

Além disso, o trabalho deve ser avaliado junto com toda a equipe que está inserida nesse contexto", completa. A segunda palestra "Gestão e qualidade de Ensino" foi comandada pelo presidente do Instituto de Qualidade do Ensino - IQE, Horácio Almendra.

Diário do Povo (PI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário