quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Mostrando a Língua - 36

Salve, gente!
Hoje é QUARTA NOBRE! Puxem os tapetes,liguem o som bem alto, 'abram a roda', como diz nossa  diqueira Aline Póvoa Siqueira,  para receber mais dois amigos dela ( suponho que advogados)- ANA LUZIA e RENATO que ocuparão as cadeiras 121 e 122, respectivamente.
Também é dia de incluir minha amiga e estilista de mão cheia, colega da UCAM, professora MARIA LUIZA CASTELO BRANCO- cadeira 123.
Nossa! Como estamos aumentando o grupo! Vcs não imaginam minha alegria em saber que tantas pessoas se interessam pela Língua Portuguesa e, mais que isso, poderão fazer bom uso de nossas dicas na fala de cada dia.
Fiz tanta folia que quase me esqueço da dica!
A de hoje é básica, mas necessária. Neste fim de semana, li e ouvi duas vezes o emprego da palavra VULTUOSA, no lugar de VULTOSA!
E há diferença? Claro que sim! E grande, embora as palavras sejam tão semelhantes. Vamos lá!
VULTOSO - vem de vulto, volumoso,considerável.
Ex.: Serão destinados recursos VULTOSOS à Educação.
Gastou VULTOSAS quantias em seu tratamento.
VULTUOSO - inchado e vermelho, em relação a rosto e lábios.
Ex.:Depois da cirurgia, o rosto dela estava VULTUOSO.
Por que seus lábios estão assim VULTUOSOS?

Então: usar uma pela outra significa alterar todo o sentido do texto. Afirmar que o governo gasta quantias vultuosas em viagens é, portanto, erro semântico sério, como afirmar que a pele de alguém está vultosa.

É bom que vcs saibam que o dicionário Houaiss aponta as duas como sinônimas, no que é contestado, veementemente, pelo Aurélio e pelo dicionário Barsa. E, se analisarmos as origens, perceberemos que os dois últimos dicionários estão corretos, não é?
Como já estamos sabidinhos, não erraremos mais no uso destas palavras, com certeza.
Grande e fraterno abraço da
Edinalda

Nenhum comentário:

Postar um comentário