sábado, 11 de junho de 2011

Escola pública de fazer inveja

Dezesseis alunos aprovados na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), dois na Universidade de Pernambuco (UPE) e 16 no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O saldo de dar inveja a muito colégio particular foi alcançado por uma escola pública. Na verdade, pela melhor escola pública do estado, segundo a Secretaria Estadual de Educação (SEE).
A Escola Estadual Maria Vieira Muliterno, em Abreu e Lima, tirou a melhor nota no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe) referente ao ano passado. A unidade alcançou a média de 5,39, numa escala de 0 a 10, na qual a nota 6 é considerada “excelência em ensino”.
Os dados completos foram divulgados ontem pelo secretário de Educação do estado, Anderson Gomes. Todas as metas de Pernambuco foram alcançadas ou superadas.
“Aqui nós fazemos avaliações de todas as nossas atividades para saber onde estamos indo bem e onde estamos precisando melhorar. Sem falar que muitos professores da escola têm especialização e alguns têm até mestrado”, explicou a diretora da escola com a maior nota no Idepe 2010, Miriam da Paz.
Estudam na unidade cerca de 700 alunos do ensino médio. No último Idepe, a Maria Vieira obteve média 3,8. “Trabalhamos para melhorar esse índice. Mas não esperávamos superar a meta”, admitiu a gestora. A unidade com a segunda melhor nota foi a Escola de Referência Arnaldo Assunção, de Caruaru, com 5,34. Em terceiro lugar ficou a Escola de Referência de Bezerros, com 5,14. 
A Escola de Referência Silva Jardim, no bairro do Monteiro, foi a melhor colocada do Recife, com a quinta melhor nota (4,96). As 20 primeiras escolas do ranking do Idepe fazem parte do sistema integral de ensino. Isso significa que as aulas acontecem em dois turnos: manhã e tarde.
Entre os alunos do 5º ano do ensino fundamental (antiga 4ª série), a média de 4,0 foi maior que a prevista para 2011, que era de 3,9. Para o 9º ano (antiga 8ª série), o índice 3,4 está acima da meta esperada para 2013 pelo governo federal, que era de 3,3. 
Já no ensino médio, a meta ficou igual à proposta para este ano, que é de 3,0. O Idepe foi criado tendo como base o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criada pelo Ministério da Educação (MEC). Por isso, as notas dos dois índices podem ser comparadas entre si.
A rede estadual tem 1.112 escolas e 839.209 alunos matriculados. Desse universo, o estudo avaliou apenas 125.043 estudantes e 931 escolas. Os alunos fizeram provas de português e matemática. Não participaram do Idepe as escolas indígenas, quilombolas e que não têm as séries avaliadas.
Bônus
Os servidores e professores que trabalham nas escolas que atingiram totalmente ou parcialmente as metas estipuladas pelo governo do estado têm direito a um bônus no salário. Na próxima semana, a SEE vai divulgar o total de educadores que ganhará o incentivo financeiro. Nas unidades que atingiram ou ultrapassaram as metas, os professores e funcionários receberão uma espécie de 14º salário.
“Esses profissionais podem ganhar até mais que o salário. Como incentivo, o governo reserva todos os anos o valor de uma folha salarial completa. Quando o Idepe sai, ele contempla as escolas que melhoraram. O dinheiro guardado para aquelas escolas que não atingiram a meta é rateado com as demais unidades que mostram bom desempenho”, explicou o secretário de Educação.
Fonte: Diário de Pernambuco (PE)

Um comentário:

  1. Pois é todas as escolas são de referência, ou seja,professores trabalhando muito menos com alunos selecionados,estrutura apropriada e com salários que permitem que o professor seja excluiso. Isso sim pode levar a educação a esses índices desejados pele mec. eu pego alunos no 6º ano totalmente analfabetos, é mole? com posso explicar a esse aluno "como se deu a queda do IMPÉRIO Romano"? pois é essa é nossa realidade ensinar a ler ao mesmo tempo ensinar o que é sujeito, predicado etc.

    ResponderExcluir