domingo, 12 de junho de 2011

Mostrando a Língua - 15

Salve, meus diqueiros!

O amor está no ar, não é? E o verbo amar fica lindo se conjugado com um objeto direto deste amor, ou seja, quem ama ama alguém!

Amo vocês, por exemplo, é uma boa proposta de conjugação, né? Então, feita a declaração, vamos à dica:

Na quarta-feira, estava na sala de professores da UCAM e os colegas professores (Salvador, Luiz Antônio, Paulo Dlébio -PC-, Maicon, Denise...) assistiam ao jogo do Vasco com...sei lá quem, gente! Esqueci! Na empolgação (quase todos torciam contra o Vasco) não perceberam (nem poderiam, não é?) quando o locutor (papai falava speaker) se saiu com essa:

“A bola tem que chegar rápida ao ataque” .

Dei uma risadinha que PC chama de risada de bruxa (he,he,he) e analisei: ora, não é a bola que é rápida. Rapidamente é o modo como a bola deve chegar ao ataque. Trata-se, portanto, de um advérbio de modo.

Então, pessoal, infelizmente a concordância está errada. Devemos dizer que “a bola deve chegar rápido ao ataque”. Ou, melhor ainda: “a bola deve chegar rapidamente ao ataque."

Está perdoado o locutor? Claro que sim! O futebol é uma das paixões nacionais e, no calor da paixão, não se pode cobrar a ferro e fogo uma correção gramatical acadêmica. Por isso, só ri, mas não fiz comentário sobre a “gralha”.

Como os meninos são diqueiros, verão agora, junto com vcs.

Grande abraço, um lindo dia dos namorados , até quarta,

Edinalda

Nenhum comentário:

Postar um comentário