segunda-feira, 27 de junho de 2011

OPINIÃO: “O que tira o sono dos estudantes”


No artigo que aborda o sono dos estudantes durante as aulas, publicado aqui na semana passada, muito nos estranhou a sugestão de especialistas sugerindo a mudança do horário de entrada das escolas no turno da manhã, devido à dificuldade dos alunos em se concentrarem nas aulas.
Quem é professor e atua no turno da manhã sabe das dificuldades apresentadas pela maioria dos alunos em controlar o sono, principalmente nas segundas-feiras, durante as primeiras aulas. Quando pergunto aos meus pupilos o motivo de tanto sono (parecem mais uns zumbis!), as respostas quase sempre são as mesmas: "cheguei tarde em casa e dormi muito pouco" ou "fiquei até tarde na internet".
Então levanto uma questão: o problema é simplesmente biológico ou é uma questão de disciplina? Onde estão os pais para impor limites a essas cabecinhas?
A sugestão dos especialistas na mudança do horário de início das aulas não seria uma inversão de posicionamento, ou seja, a sociedade se curvando aos caprichos dos jovens?
Imagine este jovem no mercado de trabalho chegando sempre atrasado ou dormindo durante o desempenho das tarefas, simplesmente porque lhe falta disciplina. Certamente que o patrão não irá mudar o horário de início da empresa para se enquadrar às "necessidades" do pobre coitado dominhoco!
Tenho cinco filhos e todos sempre estudaram durante o primeiro turno. Alguns, nas séries iniciais, em algumas situações, durante o trajeto para escola, iam dormindo, mas com o passar do tempo (curto, diga-se de passagem), passaram a acordar bem cedo, sem grandes dificuldades em relação ao horário de entrada na escola.
Entender as necessidades biológicas e compreender o ritmo de vida da juventude é uma coisa. Outra coisa é a conivência com comportamentos inadequados. Acredito que grande parte dos problemas de indisciplina na escola se deve às concessões feitas pela família.  
Como dizia minha avó: "O poste agora está querendo mijar no cachorro?"
Prof. Erivelton R. Almeida

Um comentário:

  1. Sinceramente, há muito tempo ( e bota tempo nisto) que a escola não prepara o aluno para a vida. Afinal, presenciamos uma postura extremamente superprotetora de certos "educadores". Até corrigir uma prova com caneta vermelha virou drama, pois segundo alguns, traumatiza o aluno. Estudei minha vida toda em escola pública, sempre tive minhas provas corrigidas com caneta vermelha, nem por isso virei psicopata, nem traumatizei de outra forma qualquer.
    Alguns alunos meus do turno da manhã têm sono de segunda a sexta, pois ficam todas as noites na internet até altas horas. Aí, é a escola que tem que mudar seus horários, ou os pais que têm que udar de atitude?
    Mas, nada disto me espanta, já que um dos ítens de avaliação das escolas do Estado é a gravidez precoce: se alguma aluna engravidar, a escola perde pontos. Além de ensinar, vou ter que tomar conta de filho dos outros? Foi quase uma guerra quando se tocou no assunto na reunião de pais. Um deles, inclusive, asseverou com muita propriedade que se a filha dele engravidar ou não é um problema dele, e não da escola...
    Silvia Costa da Silva

    ResponderExcluir