domingo, 5 de junho de 2011

Mostrando a Língua - 13

Salve, gente!

É, pessoal! Elogio a imprensa na quarta e critico no domingo.Meus amigos jornalistas que são diqueiros devem ficar aborrecidos e com razão. Vou tentar "desequilibrar" as críticas: para dois acertos, apontarei um erro, tá bom? Mas aqui entre nós, em família mesmo: como erram! E como são arrogantes quando não ouvem a outra parte!
Ainda ontem, assisti a um programa em que foram discutidas as dificuldades da presidenta no nó que se criou a partir das discussões, AO MESMO TEMPO, sobre Palocci, o kit anti-homofobia e o livro da professora Heloísa. Depois de uma meia dúzia de considerações infelizes, uma moça chique se saiu com essa:

 “O Governo INTERVIU...
Ah, gente! No ar... Assim sem nenhum cuidado, a moça critica o livro Por uma vida melhor e faz nossa conjugação verbal pior.Ó dó!

 O verbo INTERVIR é derivado de VIR. Se ele VEIO, ele INTERVEIO. Não há para onde correr! A forma verbal INTERVIU não existe! Quem "acha feio",  e não sabe usar pode trocar por sinônimos ou por palavras de conteúdo geral, não é?

O Governo expressou opinião...
O Governo precisou tomar providências...
O Governo usou sua autoridade...

Vamos recordar a regrinha:
Os verbos derivados de VER (=rever, prever, antever…) seguem o verbo VER:
Eu vejo > eu revejo, prevejo, antevejo;
Eu vi > eu revi, previ, antevi;
Ele viu > ele reviu, previu, anteviu;
Se eu visse > se eu revisse, previsse, antevisse;
Quando eu vir > quando eu revir, previr, antevir;

Os verbos derivados de VIR (=intervir, provir…) seguem o verbo VIR:
Eu venho > eu intervenho, provenho;
Eu vim > eu intervim, provim;
Ele veio > ele INTERVEIO, proveio;
Se eu viesse > se eu interviesse, proviesse;
Quando eu vier > quando eu intervier, provier

Sei que não é muito fácil. Verbo em Português ainda é tabu, mas, como a Língua é muito rica, temos saídas! O que não se pode deixar de comentar é um erro grave verbalizado PUBLICAMENTE.
Grande abraço, até quarta,
Edinalda

Nenhum comentário:

Postar um comentário