quinta-feira, 23 de junho de 2011

Mostrando a Língua - 17

Salve, meus compreensivos diqueiros!
Com algumas horas (rssss) de atraso segue a dica de quarta, ok? Trata-se de uma dúvida de ANGELA, tb diqueira, sobre usos verbais. Vamos lá!

Edinalda, boa noite!
Estou lhe enviando uma dúvida: Ouvi um secretário de governo dizer:
"Fiquei em pé durante todo discurso"
Qual é o certo?
1-    Fiquei de pé durante todo o discurso. Ou
2-    Fiquei em pé durante todo o discurso.
Percebi na fala dele a ausência do 'o' depois de todo.
No caso do verbo IR, como é? Fui de pé ou Fui a pé.
Obrigada
Maria Ângela

Então:
Em relação a
"Fiquei de pé durante todo discurso" ou Fiquei em pé durante todo o discurso.
São corretas as duas maneiras de falar. Cada um dos falantes escolhe uma ou outra forma conforme lhe parecer melhor, pois ambas significam, geralmente, em posição vertical, ereto, firme, levantado. São, pois, locuções sinônimas. Há, porém, algumas leves diferenças:
Geralmente dizemos de pé, quando aludimos à posição contrária à de sentado ou deitado. Algumas frases:
O meu professor dá as aulas sempre de pé.
Estou de pé desde as seis horas da manhã.
Ficou de pé o dia inteiro para atender as pessoas.
   Reparemos nesta frase muito corrente:
As árvores morrem de pé.
Geralmente dizemos em pé, quando nos referimos à posição de ereto, firme, levantado, sem pretendermos contrapô-la à de sentado ou deitado. Algumas frases:
O João é aquele que está ali em pé, na esquina.
Vou até ao restaurante de comer em pé.
Quanto a funcionário, geralmente dizemos que ele está sempre em pé no seu trabalho – sempre em pé para atender as pessoas – e não sempre de pé. Sendo assim, parece que devemos preferir: o funcionário trabalha em pé.
   Como já dissemos, estamos em presença de expressões sinônimas. Por isso cada um de nós empregará aquela que sentir que fica melhor.

Quanto ao uso do "o" antes da palavra discurso, vc está certa. Faz falta, sim, pq o artigo define o substantivo, ok?Assim, o correto será:
... durante todo o discurso

Em relação á segunda dúvida, Fui de pé ou Fui a pé, a forma correta é a segunda que obedece à regência do verbo IR.

Até domingo, pessoal!
Curtam o feriado, mesmo com chuva e frio, tá bom?
Abçs da Edinalda

Nenhum comentário:

Postar um comentário