quarta-feira, 25 de julho de 2012

Índices pioraram no Brasil

Economista gaúcho Gustavo Ioschpe, consultor das Nações Unidas para Educação, fez uma análise crítica sobre a dramática situação da Educação no Brasil, durante palestra na Jornada de Inovação e Competividade da Fiesc. Entre as revelações e dados contundentes destacou:
1. 74% da população brasileira não é plenamente alfabetizada. Ou seja, não tem domínio da linguagem. Sabem ler, mas não compreendem.
2. 24% das crianças repetem a primeira série. Falta de aprendizado que se transfere para as demais séries. Na Europa e nos Estados Unidos, o índice de repetência é zero, no México de 7% a na Índia de 4%.
3. O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), aplicado em 65 países, colocou o Brasil em 57º lugar em Matemática e na 53ª posição em Linguagem e Ciências.
4. A Educação brasileira é, hoje, muito pior do que os índices econômicos do país.
5. A taxa de matrículas no Ensino superior é de apenas 20% da população no Brasil, de 43% no Chile, entre 50 e 70% na Europa e de 100% na Coreia do Sul e Estados Unidos.
6. A China triplicou em cinco anos o número de Alunos que frequentam cursos superiores.
7. O maior entrave ao desenvolvimento socioeconômico brasileiro está na Educação pública.
8. Em pesquisas de tecnologia da informação, o Brasil ocupava a 46ª posição em 2004 e caiu para a 61ª em 2010, atrás do Chile, Tunísia e Porto Rico.
9. O problema da Educação no Brasil não está na falta de recursos, mas na gestão e na qualidade do Ensino ministrado. Aplicação de 5% do PIB é um índice da OCDE.
10. Não há relação entre o aumento dos salários dos Professores e a melhoria no Ensino. No sistema atual, podem triplicar os salários que a Educação como está não será melhor. A chave está na sala de aula.
11. É vital e inadiável uma profunda reforma na Educação brasileira. Começa com a conscientização da sociedade de que a Educação é vital e que vai muito mal.
12. Uma ferramenta positiva para os pais, os Alunos e a sociedade é adotar a Plata do Ideb, já implantada em dois estados e vários municípios. Os índices revelarão se a qualidade da Educação é boa ou ruim.
A programação da Fiesc encerra-se hoje com a outorga da Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria ao empresário Décio Silva, da Weg. E a Medalha do Mérito de Santa Catarina aos empresários Edgar Arnold, Fernando Marcondes de Mattos, José Carlos Librelato, Luiz Tarquinio Sardinha Ferro e Márcio Vaccaro.
- Total frustração no sistema Acafe e entre dirigentes das Fundações Educacionais. A presidente Dilma Rousseff vetou emendas que foram aprovadas após acordo entre a Câmara Federal e o Palácio do Planalto beneficiando as universidades comunitárias e municipais de Santa Catarina com parcelamento de dívidas. Relator da matéria na Câmara, o deputado Pedro Uczai(PT) promete continuar a luta pela manutenção das conquistas.
Fonte: Diário Catarinense (SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário