Ser Professor exige compromisso, responsabilidade, encantamento e generosidade para com seus Alunos, propiciando assim um aprendizado prazeroso, onde o Professor o convida a participar do mundo dos saberes, das relações com o outro, internalizando princípios e valores para toda a vida. E, com base nesses alicerces, encaminhá-lo aos mais variados campos do conhecimento.
Ninguém ensina o que não sabe. Por isso, não basta ter vocação ou inclinação para ser Professor. Ele necessita aprimorar-se no campo da sua espiritualidade, não no sentido religioso, mas na incorporação da sabedoria humana. Aprimorar-se também no campo dos saberes e conhecimentos em geral e específicos que envolvem sua disciplina, para que suas atividades possam ser bem planejadas, com objetivos traçados, levando o Aluno a participar, sabendo de onde se está partindo e para onde se quer ir.
O que se observa nos dias de hoje é que as transformações sociais presentes na Escola são decisivas para que o Professor seja um ser reflexivo para entender que a realidade que está posta lhes impõe novos desafios que influenciam suas práticas e exigem a aquisição de novos conceitos, regras e normas, junto com múltiplas informações e avanços científicos que culminam em modernos conhecimentos.
O Professor moderno precisa buscar meios para desenvolver a assimilação de habilidades e competências linguísticas, escritas, de fala e de leitura, bem como as de ordem lógico-matemática. Temos que ter ciência de que nesse mundo complexo que se nos apresenta, levando em conta as diversidades culturais, tanto no campo social, cultural, tecnológico e científico, o Aluno também participa e, muitas vezes, com velocidades e compreensões diferentes das do Professor. Nesse sentido, se faz necessário um constante diálogo, para que ambos, Professor e Aluno, visualizem, cada qual com sua contribuição, um competente entendimento. Assim, o Professor estará se tornando um Professor inesquecível.
Nilton Sehnen. Professor, in: Jornal de Santa Catarina (SC)
Nenhum comentário:
Postar um comentário