segunda-feira, 16 de abril de 2012

Ciep no Borel é referência de qualidade

O Ciep Doutor Antoine Margarinos Torres Filho, no Borel, foi inaugurado em 1992. Antes contestado pelos moradores por tomar o lugar de um campo de futebol, agora é motivo de orgulho, graças ao desempenho alcançado recentemente em provas de avaliação de ensino como as duas últimas edições do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) e do Índice de Desenvolvimento da Educação do Rio de Janeiro (Ide-Rio).
- Hoje há fila para matricular os filhos aqui. É o nosso trabalho sendo reconhecido - diz a diretora do Ciep, Lenita de Souza.
Desde 2009, a escola, com 620 alunos do 1 ao 6 ano do ensino fundamental, vem se destacando. No Ideb (com nota máxima 6), alcançou 4,2 em 2009 e 5, em 2010. E no Ide-Rio (máxima de 6), conquistou 3,8 em 2009 e 5,3 no ano seguinte.
Oficinas de letramento, maquiagem, matemática, grafite, judô, rádio comunitária, música e história e geografia merecem destaque na grade da escola. Uma das preferidas dos alunos é a de história e geografia, ministrada pela historiadora Lili Rose, onde são comuns aulas-passeio pela cidade do Rio de Janeiro:
- Eu levo as crianças para conhecer a história da nossa cidade, indo a museus e centros culturais. Só que, antes, eu explico direitinho o que eles vão visitar para saberem do que se trata o passeio - conta Lili.
No projeto "Cientistas do amanhã", as crianças participam da plantação de hortas de legumes, frutas e verduras com a equipe de reflorestamento do Borel. No fim de semana, há o projeto "Escola aberta", que oferece cursos de geração de renda para os alunos. As atividades são abertas a toda a comunidade.
A partir do mês que vem, o Ciep vai receber o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Pró-Jovem), iniciativa do governo federal destinada a pessoas de 18 a 29 anos que não terminaram o ensino fundamental e que são beneficiárias do Bolsa Família ou estão em situação de risco social.
- Muitos jovens da comunidade acabaram largando os estudos por vários motivos. Essa é uma oportunidade única para voltarem a estudar - explica Lenita.
Fonte: O Globo (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário