segunda-feira, 9 de abril de 2012

Experiência que deu certo

A vontade de complementar a formação dos alunos levou o Colégio ICJ, no Bairro Nova Suíça, Região Oeste de Belo Horizonte, a firmar, há 12 anos, a primeira parceria empresarial. A ideia era oferecer como atividade extra um curso de línguas mais aprofundado, que fosse além do que consta na grade curricular obrigatória. Assim, surgiu o contrato com a Escola de idiomas Number One, que usa o espaço do colégio para dar aulas aos estudantes por um preço diferenciado. “Nossa intenção era qualificar melhor os alunos para entrar no mercado de trabalho e já temos provas de que a estratégia funciona. Alguns estão muito bem colocados, inclusive fora do país”, revela o diretor-geral, Ademar Fabel.
Com o sucesso da primeira experiência, a equipe do Colégio ICJ não pensou duas vezes ao decidir se associar ao Minas Tênis Clube para melhorar o serviço de sua Escola de esportes. Hoje, o diretor está convencido de que a parceria empresarial é a melhor maneira de oferecer aulas diferenciadas aos seus alunos sem precisar de um volume alto de investimento. “Por que começar do zero se temos a oportunidade de nos aliar a parceiros que são especializados no que se propõem a fazer? Com isso, focamos apenas na formação dos nossos alunos”, pondera.
Na opinião de Fabel, todos ganham com a parceria. O colégio pôde se associar a marcas fortes no mercado para oferecer serviços de qualidade, enquanto os parceiros têm a possibilidade de atingir seu público-alvo com exclusividade, utilizando a infraestrutura da Escola.
Quem também se beneficia das parcerias são os pais, que têm a opção de matricular os filhos em atividades extracurriculares realizadas dentro do colégio. Fabel percebe que é uma comodidade para a família evitar o deslocamento da Escola para o clube ou para a aula de inglês. “Estamos a cerca de quatro quilômetros do Minas, mas esse trajeto pode demorar 40 minutos, dependendo da hora. Quando conseguimos concentrar tudo no mesmo lugar, passamos a ter um diferencial e o mercado tem percebido isso. Basta ver o número de adesões”, diz. Cerca de 30% dos alunos participam das aulas oferecidas pelos dois parceiros. Em algumas modalidades esportivas há fila de espera.
TREINAMENTO --> Parcerias consolidadas, o Colégio ICJ conseguiu negociar com o Number One e o Minas Tênis Clube novos serviços, para serem incorporados à grade curricular. Os alunos da Educação infantil têm agora curso básico de esportes nas aulas de Educação física e a Escola de idiomas ficou responsável pela coordenação de todo o ensino de línguas da Escola, acompanhando o desempenho dos estudantes até o ensino médio, ajudando na escolha do material didático e treinando professores.
O resultado, Fabel observa, se reflete na fidelização e captação de novos alunos. Os serviços disponibilizados pelos parceiros se tornaram um diferencial do Colégio ICJ, que conseguiu ir além da proposta de oferecer ensino de qualidade. “Entendemos que as parcerias empresariais de sucesso precisam unir boas iniciativas”, resume Fabel.
Fonte: Estado de Minas (MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário