sábado, 21 de abril de 2012

Dividir a lição com o filho

A Educação do seu filho se faz dentro e fora da Escola. O dever de casa é dele, mas a tarefa é de todos, em especial de você mamãe. Participar mais da rotina de estudos dos pequenos no dia a dia já faz toda a diferença. A partir de temas que estão em debate na Escola, você pode acrescentar um toque lúdico ao ensino. Se o momento é de aprender a fazer contas, que tal somar e dividir pedaços de uma barra de chocolate? E se quando ele precisar de um reforço nas aulas de História? Já pensou em pesquisar curiosidades sobre a época para que a matéria fique mais interessante?
Agora, como saber se ele absorveu as informações ou só curtiu a brincadeira? É importante que a criança faça exercícios sobre o tema. O exercício é o momento onde se testa se realmente houve entendimento do que foi ensinado. Se a mãe não souber ou achar difícil estudar com seu filho, é recomendado procurar orientação, como um professor particular - as mães de outros alunos em dificuldade sabem quem são os bons professores particulares; converse com eles. Algumas Escolas também indicam educadores que já conhecem a metodologia de ensino da instituição.
Mas, nem assim você consegue que o seu filho fique concentrado por muito tempo nos estudos? É preciso ter horário, responsabilidades e deveres. Quem sabe o ambiente não esteja ajudando muito. Lugar de estudar é na mesa - não na cama, no chão. Um lugar tranquilo, sem barulhos ou TVs ligadas e com uma boa iluminação contribuem bastante para o pequeno manter o foco.
Por fim, fique atenta à Escola que você escolheu, ao horário que seu filho dedica ao estudo e acompanhe, principalmente, o desempenho da criança durante todo o ano letivo para evitar correria e estresse no fim do ano. Tente deixar claro a situação e os limites a seu filho, mas sem pressioná-lo em demais.

Natureza e a infância
Parece que toda a preocupação dos adultos em salvar o planeta está surtindo efeito nas próximas gerações. Um estudo feito revelou que as crianças estão, sim, querendo fazer parte desse movimento sustentável. Com a ajuda da internet, os pequenos estão mais inclinados a aprender sobre o meio ambiente do que a estudar matérias tradicionais como geografia ou história. A pesquisa feita com mais de mil crianças com idade entres 7 e 14 anos, revelou que 82% acreditam que é importante aprender sobre questões ambientais na Escola, e que mais da metade quer ajudar a salvar o planeta.
O número mais bacana de toda a pesquisa, é que 96% das crianças estão preocupadas com a questão ambiental, e já adotaram alguma atitude que acreditam que vai ajudar a preservar a natureza, como separar o lixo reciclável, fechar a torneira ao escovar os dentes, e apagar as luzes da casa quando não estão usando. Se até os pequenos estão ativos nessa luta pela natureza, os adultos têm mais é que servir de exemplo para que essa animação toda não desapareça com o tempo - e se espalhe para as crianças de todo o mundo. Afinal, são eles que vão herdar o planeta de nós.

Escolhendo o transporte Escolar
Levar e trazer os seus filhotes no colégio é um trabalho que diversas mães são obrigadas a delegar. E no momento de escolher o transporte Escolar é necessária muita atenção. É primordial verificar todos os detalhes e perder um pouco de tempo para fazer a escolha certa do prestador do serviço que será responsável pela segurança do seu pimpolho. Veja as recomendações.
Instituições de ensino que não tem frota própria de transporte para as crianças podem ter uma relação de transportadores, podendo não ter ligação ou terceirizado, cadastrados pela Escola. Por essa razão, solicite indicação à direção do colégio. Ou então procure referências com outros responsáveis, com o Detran da cidade ou Sindicato dos Transportadores de Escolares.
As mães podem e precisam telefonar para o Detran local para verificar se o ônibus ou van e o motorista possuem permissão para exercer o serviço de transporte de crianças. Outra coisa importante, é que a autorização do Departamento de Trânsito precisa estar à mostra na área de dentro do veículo em lugar que possa ser visto. Veja se ela existe e se está em dia, quer dizer que não esteja vencida. É fundamental, também observar se o veículo está de acordo com todos os itens de segurança.
Certifique-se de que o condutor possua habilitação para realizar o trabalho de transporte Escolar e que possua mais que 21 anos. Na carteira de motorista, a categoria mínima é D. Solicite que seja mostrado o certificado de direção defensiva e a carteira de transportador, como também os documentos de licenciamento e vistoria do ônibus ou van. Verifique ainda as condições como um todo do veículo. Observe se os pneus, lataria e bancos estão bem conservados. A limpeza também é essencial, pois desleixo com eles pode mostrar que o motorista não tem atenção com outras questões também.
Para que o veículo dos alunos tenha mais segurança o correto é que o transporte possua, até 7 anos de uso. E é obrigatório que ele possua seguro contra acidentes. É importante ainda contratar um veículo que tenha, além do condutor, um monitor que tenha atenção à segurança dos pequenos no transporte. Ele é importante porque por exemplo, ele pode evitar que os pimpolhos ponham mãos e a cabeça para fora da janela, que se levantem dos bancos com o transporte andando e que realizem brincadeiras arriscadas. Além disso, auxiliam a manter o material Escolar em lugar correto, para não prejudicar a segurança no decorrer do trajeto. Observe também como o condutor e o monitor tratam os pimpolhos. Estar bem entrosado é um ponto importante, já que não permite confusões no decorrer do trajeto.
Aproveite para anotar o nome, telefone, CPF e identidade do condutor e monitor, como também para passar seus telefones com eles, já que caso ocorra algum problema, tem como vocês se falarem. Saiba como será o trajeto realizado pelo veículo Escolar. Além disso, tenha atenção ao local de embarque e desembarque das crianças. Não aceite que seja realizado no meio da rua. O ideal é apenas pelo lado da calçada e supervisionado por um adulto.
Fonte: O Liberal (PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário