quinta-feira, 5 de abril de 2012

Mostrando a Língua - 43

Queridos diqueiros,

Que bela comemoração de PÁSCOA poderemos fazer! Recebemos, com alegria e entusiasmo agradecido; com pompa e circunstância três novos diqueiros, o que pacifica nosso coração entristecido com a condecoração de Ronaldinho Gaúcho pela ABL.

O aumento de nossa lista é a prova de que, fora dos muros letrados da ABL, existem mortais realmente interessados na língua portuguesa e que, com certeza, já leram, pelo menos, um livro de Machado de Assis. E o condecorado? Fica a pergunta e o endereço da ABL para vcs protestarem (os que quiserem, é claro!)

http://www.academia.org.br (cliquem em ABL responde e postem o comentário)

Agora, chega dessa chatice. Nossos novos diqueiros dormiram na fila para pegar a senha da matrícula e merecem respeito! Rssssssss. Vamos a eles, em ordem alfabética:

1-Ana Paula Rangel De Andrade- professora de matemática das ótimas do nosso IFF, pianista, colega querida, mãe dedicadíssima e apaixonada pela Ilha Grande e outras belezas naturais, como eu. Cadeira 126;

2- Jorginho Hissa- apresentado pela mãe- Aninha Hissa - assim: meu filho de 16 anos, gosta de línguas e me questiona muito sobre alguns engessamentos aplicados em sala de aula e que ele discorda... (fico emocionada com o interesse de jovens, como Jorginho, pela Língua Portuguesa.) Cadeira 127;

3- Mônica Souto- essa ótima professora e doutora em matemática, do IFF, delicadeza que circula pelos nossos corredores, colega de muitos anos, ocupará a cadeira 128.

Gente, que espetáculo, não é? Que venham mais diqueiros! nossas portas estão abertas e a Língua Portuguesa agradece comovida!

Vamos à dica que é sugestão do diqueiro Vilmar Rangel, que enviou duas, mas optei por esta cuja explicação é menor e é dúvida de muitos: (grifei a dúvida em vermelho) 

Caríssima, pretendo ir ao seu encontro no IFF esta semana, inclusive para lhe entregar material que guardo há meses!!!

Valho-me do ensejo (cruzes!!!) Para solicitar inclusão, na próxima dica, de uma outra dúvida que me persegue há tempo e que, provavelmente, já tenha sido tratada.

Antes de possessivo o uso da crase é facultativo? Ex.: "ninguém o excedeu em trabalho a amor à sua terra".

Pois é isso mesmo: o uso de sinal de crase é facultativo antes dos pronomes possessivos femininos. No entanto, é recomendável que se use o acento principalmente depois de verbos para evitar ambiguidade (duplo sentido) como, por exemplo:

Favor anexar a sua declaração de isento a sua identidade.

E aí? Anexar o quê? O acento de crase norteará o leitor para as possíveis opções. Vejam:

Favor anexar à sua declaração de isento a sua identidade.

                                                 ou

Favor anexar a sua declaração de isento à sua identidade.

É isso, gente!

Santa Páscoa a todos e que possamos fazer a páscoa em nós mesmos, trilhando os caminhos que nos conduzem ao Absoluto.

Que, na compreensão amorosa do outro, encontremos razão para romper a casca da superficialidade para viver o essencial.

Abçs da

Edinalda

Nenhum comentário:

Postar um comentário