quarta-feira, 25 de abril de 2012

Mantega garante 7,5% do PIB em educação, afirmam deputados

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, garantiu nesta terça-feira a deputados que “é possível” investir 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação a partir de 2013, segundo o presidente da comissão especial do Plano Nacional de Educação (PNE), deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES).
A meta de investimento foi estabelecida no projeto de lei que cria o novo PNE, em tramitação no Congresso Nacional. Os parlamentares da comissão se reuniram hoje com o ministro.
“O valor que a Fazenda oferece é o mesmo valor [do projeto]”, disse Lelo Coimbra, em referência ao percentual a ser investido em educação daqui a dez anos.
A União Nacional dos Estudantes (UNE), também presente ao encontro, reforçou seu pedido para que o governo se comprometa a investir 10% do PIB no setor.
Sobre o percentual, o relator do projeto, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), disse que está “absolutamente convencido” de que investir 7,5% do PIB nos próximos dez anos “fará uma verdadeira revolução na educação”.
Vanhoni explicou que a meta de investimento direto (7,5% do PIB) inclui gastos da União, Estados e municípios. O PNE também estabelece que o investimento total seja de 8,5%, o que inclui, por exemplo, repasses do governo à iniciativa privada.
Atualmente, segundo o deputado, o percentual investido em educação é de 5,1% do PIB.
Fonte: Valor Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário