domingo, 29 de abril de 2012

A educação no Brasil

 
O governo culpa os professores pela má qualidade do ensino, mas não enxerga o verdadeiro problema e tenta resolvê-lo com receitas prontas e acabadas.
Outra situação que requer definição da política pública é a remuneração do salário dos professores. Os dados do IBGE, citados pelo estudo, dizem que, considerando profissões com nível de formação equivalente, o magistério é aquela que oferece os piores salários. Um professor que atua no nível médio ganha, em média, quase a metade da remuneração de um policial civil, e um quarto do que ganha um delegado de polícia, isso varia por região.
Faltam bibliotecas, laboratórios de ciências e de informática em grande parte das escolas da rede pública da Educação básica. Metade dos professores leciona em escolas sem bibliotecas, quatro em cada cinco atuam em escolas sem laboratório de ciências, e três em cada quatro professores estão em escolas que não possuem laboratório de informática, quando tem laboratório faltam professores capacitados. A ausência de recursos didáticos é diferente entre as regiões, e isso dificulta o aprendizado dos alunos, e ai acontece à decadência da escolaridade, e vem daí o que dizem que escola pública não presta.
Os problemas na Educação brasileira, também vêm da política feita, pois a professores que nem se quer, tem curso ou base para dar aulas, a maiorias estão dando aulas sem si quer ter um curso superior, eles são indicados por políticos.
Outro problema vem da carga horária dos professores, pois eles ganham um salário pequeno, tem que fazer mais turnos para ter um salário para alimentar sua família, assim tendo que fazer mais turnos, seus alunos aumentam, corrigir trabalhos para um professor que tem mais de um turno é mais complicado, assim tendo menos tempo para criar, projetar aulas e dinâmicas, os professores na maioria das vezes da aquela aula chata, de dar sono, assim o rendimento da sua aula é pequena.
Às vezes o problema não vem somente dos recursos e dos professores, também vem do interesse dos alunos em aprender. Não adianta quase nada um aluno vir para escola não prestar atenção nas aulas e ainda incomodar, ou levar para um mau caminho o seu colega. Situação como esta resta poucas providencias a serem tomada pelos professores.
Mais o maior problema vem dos nossos governantes, é preciso ter verbas maiores para pagar os professores em dia, escolas com mais segurança e bem aparelhadas tecnicamente, mais ninguém o faz, Mas isso não é feito porque não interessa aos políticos, Porque para eles investir na Educação não dá votos, são problemas de puro interesse social isso não elegem ninguém, é um dos maiores problemas na Educação no Brasil.
Augusto Valente, funcionário público, ex-conselheiro de Direito da Criança e Adolescente/BV, in: Folha de Boa Vista (RR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário