quinta-feira, 13 de outubro de 2011

DF: maior salário do Brasil, mas sentimento de inferioridade

O maior salário de professor da rede pública brasileira, na jornada de 40 horas semanais, está no Distrito Federal: R$ 2.260,08. Mas apesar de ser um valor melhor do que o pago em outras regiões do País, os docentes do Estado brigam por mais. Segundo eles, outras categorias têm um piso inicial muito maior em Brasília, cidade de alto custo de vida.
Com mais de duas décadas de carreira no magistério, o salário de um professor no Distrito Federal pode chegar a R$ 8 mil. O valor, considerado alto em muitos lugares do Brasil, é vencimento de iniciante em outras carreiras no Estado. "Sentimo-nos inferiorizados em relação às demais categorias com ensino superior", declara Carlos Arnt, 46 anos, professor de História.
Arnt é um dos docentes que possui dedicação exclusiva. "Não tenho nenhum complemento de renda, embora considere que isto não seja muito comum", fala o professor, explicando que muitos colegas lecionam também em colégios particulares ou mantêm paralelamente ao magistério outra atividade remunerada.
Com 25 anos em sala de aula, Arnt diz ser um "sobrevivente". "Tenho uma vida financeira razoavelmente tranquila", conta. "De modo geral, o funcionalismo daqui tem mais poder aquisitivo que em outros lugares. Porém, é preciso levar em conta o custo de vida que temos aqui, especialmente com habitação", ressalta ao ponderar sobre o fato de receber mais do que colegas de outros lugares do Brasil.
Mesmo assim, o professor acredita que nos últimos anos ocorreram crescentes progressos na área. "Embora tenhamos problemas ainda, hoje está melhor do que quando ingressei", exemplifica. Ele avalia que a Lei do Piso é um avanço, tratando-se do panorama nacional, e diz que, pelo crescimento econômico e pela nova dinâmica do País, com o aumento do salário mínimo, por exemplo, o magistério também ganhou.
Arnt conta que na década de 1980 muitos professores saíam de Minas Gerais e São Paulo, principalmente, para lecionar no DF. Para ele, hoje a migração parece não compensar tanto, pois já não se vê muitos professores de fora por lá.
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário